ONLINE
205




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


A GUARDA MIRIM DE TB PRECISA DE VOCÊ!

São cerca de 15 mil jovens que já passaram pela instituição, nestes 38 anos de existência

2018-11-19 às 17:40:10) Uma conversa com a professora Nalu Ringvelski, da Associação Educacional Fanuel, assim denominada a Guarda Mirim de Telêmaco Borba, se deu nesta segunda-feira. Esta foi iniciada respeitando alguns instantes de silêncio em memória do aluno Gabriel Miranda, de 17 anos, falecido neste final de semana, cuja oração na entrada do turno de aula, foi feita pelo conforto à sua família, por todos os seus colegas da GM.

Fundada em 31 de março de 1980, presidida por Osvaldo Sarnoski e dirigida por Maísa de Jesus Ferreira, a escola passa por momentos que comovem e surpreendem aos próprios diretores, pela resposta que toda a comunidade da Capital do Papel vem dando, ao apelo da instituição, neste delicado momento financeiro, mas que, com a ajuda de todos, será passageiro.

Mas as melhores boas novas são 38 anos, formando cidadãos: “Passaram pela Guarda Mirim, mais ou menos 15 mil jovens”, informou Nalu. “Nós sabemos que estamos prestando serviços há 38 anos, mas não sabíamos da dimensão do amor que esta comunidade tem pela GM e isso tem ficado evidenciado de uma maneira fantástica, nessa colaboração, nesta contrapartida que ela tem dado, neste período que a gente está fazendo as ações”, como rifa, bazar, e demais iniciativas.

Hoje são, de acordo com a professora, quase 50 empresas parceiras, 120 alunos na pré-aprendizagem que é a etapa antes desses irem para as empresas para o momento prático e teórico, que tem duração de seis meses.  Quando já nas empresas, o aprendizado teórico se dá nos sábados, ou mesmo durante algum dia da semana.

Os jovens que fizeram concurso em agosto último, são os atuais alunos. Para o final de novembro está planejada a abertura de um novo concurso cujas provas devem ser efetuadas em dezembro, e divulgação dos resultados, em janeiro: “Acreditamos sim, que vamos continuar. A nossa luta é pra isso! O nosso pedido de socorro é para que esse projeto tão bonito continue!”. Ela disse: “O nosso presidente, Sarnoski, disse que o nosso projeto nasceu no coração de Deus e Deus não erra! É isso que nos mantêm! É essa certeza que nos mantêm!”. Nalu também destacou a força e solidariedade, fantásticas, dos atuais alunos e daqueles que já passaram pela instituição: “Isso nos anima a continuar!”.

No Dia da Bandeira, hoje 19 de Novembro, como é de costume entoado um hino cívico, este imprescindível símbolo nacional foi especialmente reverenciado.

 

AÇÕES:

Diversas ações estão sendo feitas através da Associação de Pais que vem ajudar com os projetos que se têm de melhorias para os alunos. Que toda a sociedade de Telêmaco Borba esteja atenta em sempre, cooperar! Continuar, com amor, colaborando:

BAZAR, DIA 10 DE DEZEMBRO: Na Winner Escola de Língua Inglesa.

FEIJOADA BENEFICENTE, DIA 12 DE DEZEMBRO: Na sede da Guarda Mirim, com cartões sendo vendidos na Avenida e também diretamente na GM, localizada à Avenida Ozório de Almeida Taques, N°. 520, em frente ao Conjunto Tibagi e abaixo da Delegacia.

RIFA DE UM CELULAR: Doado pela Associação dos Funcionários da Kemira, com alunos vendendo no comércio, avenida e casas.

RIFA DE UMA CESTA DE NATAL.

FEIRA NA PRIMEIRA SEMANA DE DEZEMBRO NA PRAÇA DA FAMÍLIA.

PRESENÇA NO TORNEIO DE PING-PONG NO SESI NESTE FINAL DE SEMANA.