ONLINE
11




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


A CULTURA DE SAPOPEMA COM BETO ABRÃO
A CULTURA DE SAPOPEMA COM BETO ABRÃO

O diretor municipal falou do aniversário, da Feira da Lua, livro e Biblioteca

s

2019-07-22 às 14:40:22) Na semana passada, quem teve um diálogo com o site Oberekando, foi o diretor municipal de Cultura de Sapopema, Betinho - Roberto Brito Abrão: Um histórico sobre a Biblioteca Municipal, a Feira da Lua, e os 59 anos de emancipação política deram o caminho à entrevista.

 

SOFIA GUERREIRO ABRÃO

O nome da biblioteca onde Betinho atende e trabalha, é uma homenagem a prima dele. “Gostava muito de cultura, uma pessoa maravilhosa, aonde ela foi para Londrina assistir a um show de Milton Nascimento e na ponte de Jataizinho aconteceu o acidente”, que a vitimou. “Era uma pessoa muito carismática e pelo fato da cidade ser pequena e todo mundo se conhecer, então ela se destacava”. Na época, tinha entre 17 e 18 anos. Isso há cerca de 25 anos atrás.

Na biblioteca, com os 12 computadores do Telecentro, em parceria com o Governo do Estado, são atendidas crianças dos projetos sociais e também a comunidade em geral, para pesquisas. O projeto “Musicando a Vida” faz-se em conjunto com a Secretaria de Assistência Social. Antes da entrevista se iniciar, mãe e filha saiam da aula de violão: Elas, de moto, do bairro Mambuca, percorrem só de vinda, cerca de 25 quilômetros. O esforço delas tem que ser exaltado! Dona Ângela Dutra é a aluna.

 

FEIRA DA LUA: SUCESSO CONSOLIDADO!

s

Trata-se de um projeto iniciado pela Provopar, a cerca de cinco a seis anos atrás, com intuito de trazer os produtores rurais e a culinária de Sapopema. Ele, como professor que é, nessa época estava lecionando e via que podia ser ajustado isso, porque se iniciava as 6 da tarde com fim às 11 da noite. Um dos motivos também para esse horário, era que das 23 hr. até às 3 da manhã, aconteciam muitas brigas e bebedeiras. Também de certa forma, viu que o estímulo inicial da participação dos produtores, já não era o mesmo. Por isso, fica então o evento, a cargo da Escola de Campo, do diretor, professor Almir.

Ai, Roberto é convidado pela secretária de Educação, Josiane Luque de Oliveira, (que inclusive ela, teve seu bebê, Davi. Saudamos a família e o novo membro) para a Cultura e pôde, e está contribuindo neste sentido: Incluiu as escolas com apresentações culturais nas Feiras e rodízios entre as instituições que participariam, e “foi uma conversa bem rápida e todo mundo apoiou”.

A feira acontece sempre na segunda sexta-feira de cada mês. Além da Educação ao qual sua diretoria está ligada, agradeceu a secretária de Assistência Social, Silvana Rocha, da Agricultura, Ângela Camargo, também Obras e Transporte Rodoviário como importantes apoios. Os funcionários da Prefeitura, os prefeitos, tanto Gimerson Subtil quanto Paulinho Branco, foram agradecidos. Já virou tradicional esta frase: ‘Feira da Lua: Espaço para as famílias de Sapopema e região’”, disse Roberto. Uma mudança no estatuto da feira foi que agora, não apenas um segmento pode ser ofertado em cada modalidade, por exemplo, de salgados, ou comida, dando oportunidades a mais pessoas, tanto de vender, como ao público, de escolha.

Os festivais de músicas também são atração. Neste julho, foram 16 cantores de toda a região, num espaço de 3 a 4 músicas de cada um: Assaí, São Jerônimo da Serra e Curiúva foram as atrações externas. “Estou fomentando essa musicalidade, para dar oportunidades também aos meus alunos de Violão.

 

ANIVERSÁRIO DE SAPOPEMA: ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO, DENTRE OUTRAS ATRAÇÕES

s

A Festa das Regiões Brasileiras é associada ao aniversário da cidade, que completará 59 anos. No dia 20, SEXTA FEIRA, a presença da dupla Zezé de Camargo e Luciano: “É um presente do prefeito Paulinho para nossa cidade, e também para as cidades vizinhas!”. Este ano o desfile será no período da manhã, justamente para deixar livre para o trabalho de logística da montagem de palco para o show de Zezé de Camargo e Luciano.

No SÁBADO, apresentações culturais das escolas e a noite, show com Duduca e Dalvan.

E DOMINGO, apresentações culturais, o grande bingo, e o Festival Sertanejo, “já aproveitando para convidar, artistas de Sapopema e região, para mais uma edição do Festival Sertanejo. Inscrições de graça!”. As inscrições podem ser feitas no dia da festa, e a premiação vai do 1º ao 3º lugar e nas categorias Voz, Violão e Dupla. Trata-se da quinta edição, e que já se tornou tradicional no calendário.

 

“A FRONDOSA SAPOPEMA DESDE AS RAÍZES”

O diretor informou que o livro da História de Sapopema já está escrito. “A gente tem a parceria da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, que é Miguel, o secretário. Tem o senhor Widson Schwartz, que é um jornalista renomado em Londrina. O livro já está pronto! A gente já fez as matérias de campo que são as entrevistas!”. Foram mais de 30 famílias entrevistadas: “Eu já tive o prazer de ler o livro!”, que está ótimo, disse Abrão.

A próxima fase, conforme explicou, será a seleção de fotos, para logo em seguida, o lançamento. O apoio para que a obra “A frondosa Sapopema desde as raízes” se torne realidade, por parte do comércio, foi citado pelo diretor cultural. O texto narrará desde 1860, até os dias de hoje.

Roberto é irmão do vereador Jorge, já no segundo mandato, e filho do ex-prefeito Roberto Jorge Abrão. Ao encerrar a entrevista, Betinho comentou de sua alegria de sempre permanecer na cidade e a chance de por ela contribuir com seu trabalho, dos mais de 40 alunos nas aulas de Violão e da retomada das aulas de Dança Gaúcha, com crianças de 6 a 12 anos: “Já se apresentamos na Expo-Londrina, já se apresentamos na Feira da Lua!”. Também lembrou que a cidade conta com o Plano Decenal de Cultura, sendo, após aprovado, posto em prática: Este de 2017 a 2027.