ONLINE
10




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


A CAMINHO: Rede elétrica subterrânea na H. Klabin
A CAMINHO: Rede elétrica subterrânea na H. Klabin

Prefeito assinou contrato com a Copel

FONTE: PMTB

D

2019-04-18 às 07:44:29) O prefeito, Dr, Márcio Matos, assinou na manhã de quarta-feira (17), em reunião realizada no gabinete, o convênio com a Copel para mudança da rede de distribuição de energia elétrica da Avenida Horácio Klabin de aérea para subterrânea. Estiveram presentes o prefeito, a vice-prefeita, Rita Mara Araújo, representantes da Copel, da Acitel, secretários e vereadores.

A mudança será feita das proximidades da Rodoviária até no semáforo na divisa com a Avenida Samuel Klabin, o contrato prevê o investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões e pode ser aproximar de R$ 5 milhões com investimentos para melhoria da avenida.

De acordo com o gerente da Divisão de Projetos e Obras de Ponta Grossa e Região, Fábio Bakai, a obra está prevista para durar 14 meses e trará o que há de mais moderno em distribuição de energia. “Hoje o sistema subterrâneo é muito melhor, pois há menos riscos de queda de energia, o clima não influencia, é mais confiável e também tem o ganho estético. É algo muito comum nos países mais desenvolvidos”, comentou.

Com a instalação de rede subterrânea, Telêmaco Borba entra para o rol de cidades com essa tecnologia. Até hoje somente cinco cidades: Curitiba, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu possuem esse tipo de rede.

A presidente da Acitel, Sônia Maria Ribeiro, comentou sobre as obras e pediu que não afetem tanto a passagem de transeuntes pelo local, principalmente em datas com maior movimento, como próximo ao Natal. Porém, a presidente reconheceu que em obras são necessários pequenos transtornos para um bem maior. “Isso afetará agora, mas nos trará um legado que durará mais de 50 anos e valorizará o comércio local”, destacou.

O secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Rubens Quintiliano, citou que esse é um projeto complexo que é muito estudado. Também citou que será dada acessibilidade necessária para clientes e comerciantes. Também será enviado a Acitel um documento com o cronograma das obras.

O prefeito, Dr. Márcio, citou a mudança da rede como uma evolução que está preparando a cidade para o futuro. “Hoje nós temos cerca de 80 mil habitantes, daqui 15 anos passaremos a casa dos 100 mil. O povo precisa entender que o governo está fazendo obras para a cidade evoluir. Teremos transtornos no começo, mas são obras que pensam no futuro”, afirmou.

O secretário geral de Gabinete, Nando Matos, citou da valorização e o cuidado com o comércio local. “O comércio local finalmente está tendo a atenção merecida. O nosso mais importante espaço para compras ganhará vida e estará entre os mais modernos do estado”, alegou.

Além das pessoas citadas, estiveram na reunião, os projetistas da Copel: Vanderley Barbosa Ribeiro Filho e João Luiz da Silva Vidal Jr.; os representantes do empresariado: Geraldo Spinardi e Matilde Araújo; o gerente da Acitel, Ardson Lellis; o presidente da Câmara, Ezequiel Betim e os vereadores: Marcos Mello, Cesinha, Japão, Gilson dos Santos, Renato Bahena e Miltinho; os secretários municipais: Elson Carlos Ferreira e Celso Elli Burakovski.