Fala dos vereadores e entrevista especial com o presidente, Alex Sandro de Oliveira
12/04/25 às 12:28:51) Na quinta-feira, o Site esteve na Câmara Municipal de Imbaú, e fez um diálogo especial com o presidente daquela Casa de Leis, o vereador Alex Sandro de Oliveira, e também, falou com os demais vereadores, com exceção de Maristela Pelissaro, que estava em Foz do Iguaçu, em agenda de trabalho com a prefeita Dayane Sovinski.
Iniciado o diálogo, foi impossível não recordar um fato, que evidenciou ainda mais como Alex é estimado pela população, com inúmeras manifestações em rede social, quando foi acometido repentinamente em sua saúde, mas hoje já recuperado, e assim disse, após agradecer, quando à época, o carinho de todos: “Em relação à população, graças à Deus a gente já presta um serviço há mais de 22 anos, como sindicalista, depois como funcionário público, e hoje como vereador, e sempre voltado a atender os anseios de nossa população” .
A MAIOR BANCADA FEMININA, E RELACIONAMENTO ENTRE PARES, E A PREFEITURA
Brincando com ele que naquela Casa Legislativa quem dá as ordens são as mulheres, Imbaú conta com uma particularidade, e possivelmente, impulsionada pela reeleição da prefeita, pois a bancada de nove vereadores, tem cinco mulheres, e possivelmente é, senão a maior bancada feminina do Paraná, uma das maiores. São elas Maristela Pelissaro (Professora Maristela), Fabiana de Lara (Fabiana da Reis), Renilda Aparecida Betim Teixeira (Professora Rena), Maria Rosely Antunes Betim (Rose do Moisés) e Sandra Dias Prestes, que é a primeira secretária, nesta Legislatura. Os demais vereadores são, além do presidente Alex, também, Rosivaldo Machado (Rosivaldo da Floricultura), que é vice-presidente, Valdir Aparecido da Luz (Valdir da Charqueada), e José Rocha Teixeira (Zézinho do Mage), que tem a função na mesa diretora, de segundo secretário. Alex disse que é histórica a bancada feminina, e que nunca havia acontecido este fato. E, “e em relação a eles, tenho que agradecer mais uma vez, pela confiança que depositaram em mim, até para estar por dois anos como presidente da Casa. Existe harmonia muito grande com o Executivo, a prefeita Dayane (Sovinski), o vice, Davi (Antunes); o secretariado, sempre nos atendendo. Acredito... acredito não, e sim (atendendo), a todos os vereadores. Todas as indicações que a gente pede são atendidas! As conversas com o secretariado... A gente está numa harmonia muito boa, não temos rixa nenhuma. Trabalhamos através do diálogo, e assim, pro município crescer. Nós somos funcionários públicos, o povo que paga nosso salário, então nós não podermos ficar brigando, e sim, chegando em conclusões para as melhorias, para a nossa população”.
Ele que já exerceu o cargo de secretário municipal de Agricultura, e sendo a cidade força neste setor, e por estar localizada às margens da Rodovia do Café, - uma das mais movimentadas do Brasil – torna-se urbana neste sentido também: “Eu tive a oportunidade, como eu sempre falo nas entrevistas, de conhecer os dois lados da moeda, o lado do sítio, pois até hoje eu sou, eu moro no sítio, sou filho de agricultores, da agricultura familiar, e também eu tive o privilégio de, através do Sindicato Rural, do Senar; trazer o conhecimento e também poder levar o conhecimento aos agricultores”. Além disso, os cargos que já ocupou, também como secretário de Desenvolvimento Rural, além de Agricultura, o deu bagagem e a chance de trazer diversos projetos nessa área, como ovinocultura, psicultura, e quando ele deixou a pasta, anteriormente, vários destes estavam em andamento, como poços artesianos, e que seguiram em prática. Também, atualmente, como foi dito em plenário por ele, na sessão ordinária, a sericultura, do cultivo do bicho da seda, e que tem já quatro agricultores que aderiram, “e por sinal, todos felizes”, além de diversos outros que estão procurando se informar, e interessados nessa cultura.
PROJEÇÃO DA CIDADE E ARROJO DA PREFEITA
A projeção da cidade de Imbaú fica evidente quando a prefeita é a presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e na época, foi uma das lideranças femininas a apoiar a eleição do atual prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e sua amizade com o governador Ratinho Júnior. Isso tudo é visto por Alex, como fatores agregadores. A repartição do ICMS do Projeto Puma, da Klabin, foi outra luta em que teve ela a liderança, na Assembleia Legislativa. Também foram comentadas as obras no perímetro urbano, bem como as terceiras faixas na PR160, e ele vê como muito positiva as obras do Governo do Estado, e a parceria com a Klabin. O fato de ser entroncamento e fomentar a gastronomia e a vinda de novas empresas, por situar-se ao lado da Rodovia, vê que estas melhorias só ajudam.
A importância da Klabin para a cidade, fora outro ponto citado com o presidente da Câmara, na manutenção de estradas, na agricultura familiar, reciclagem, pontes, e água com carro pipa quando em escassez hídrica.
--
LEIA TAMBÉM:
REELEITA, DAYANE E VEREADORES SÃO EMPOSSADOS: Alex Sandro foi eleito novo presidente da Câmara
--