ONLINE
12




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

sd

S

S

AWEF

z

S 

D


450 MILHÕES: Governo do Estado e Klabin
450 MILHÕES: Governo do Estado e Klabin

Parceria público-privada garantirá investimentos em Infraestrutura, nos Campos Gerais, via crédito presumido de ICMS

FONTE: KLABIN

2021-12-16 às 08:13:29) A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, concluiu hoje (15) mais uma parceria com o Paraná. A empresa, que está implementando um projeto de expansão na região dos Campos Gerais, com a instalação de duas máquinas de papel (Projeto Puma II), e o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinaram um termo de acordo que estabelece até R$ 450 milhões em investimentos da empresa em obras de infraestrutura nas cidades próximas à sua operação.

O documento reforça a parceria de longa data que a Klabin possui com o estado do Paraná. A inovação alinhada ao desenvolvimento regional como um compromisso sustentável possibilitou o alcance de muitos marcos históricos, como a construção do Projeto Puma II, atualmente o maior investimento privado no Estado. Nos últimos dez anos, os investimentos da Companhia no Paraná superaram a marca de R$ 20 bilhões.

Em contrapartida aos investimentos em infraestrutura que serão realizados pela Klabin, o Governo do Estado vai conceder crédito presumido de ICMS, limitado ao valor efetivamente investido.

“Esse é o maior investimento em infraestrutura na região dos Campos Gerais nos últimos 30 anos. A infraestrutura dá uma resposta rápida ao desenvolvimento econômico de uma cidade: naturalmente, novos investimentos começam a acontecer na região. Nosso projeto é transformar o Paraná em uma central logística para a América do Sul, e nós estamos hoje dando mais um passo rumo a essa meta. Esse investimento da Klabin desenvolve a região e se torna um grande atrativo para novas empresas”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

OBRAS ESCOLHIDAS: As obras foram escolhidas com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de comunidades vizinhas às operações da Klabin e reafirma o compromisso da Companhia com o desenvolvimento regional. Além da população, que vai usufruir de mais segurança no tráfego, os projetos beneficiarão também a logística e o trânsito de mercadorias de outras empresas instaladas no local.

Entre as obras previstas, estão a implantação de trechos da terceira faixa da PR-160, entre Telêmaco Borba e Imbaú; a restauração e terceira faixa da PR-340, entre Telêmaco Borba e Tibagi, com a construção de duas pontes; a pavimentação da margem direita da estrada que liga Harmonia à Unidade Puma da Klabin; a implantação de trechos da terceiras faixas da PR-160, entre Telêmaco Borba e Curiúva, com a construção de uma ponte; a construção de um contorno de Ventania; e a construção de um viaduto no trevo entre as rodovias PR-340 e PR-160.

“É uma honra para a Klabin contribuir, mais uma vez, com o desenvolvimento do Paraná, estado que possui sua maior operação e onde estão localizados os seus principais ciclos de expansão. O compromisso assumido demonstra que nossos esforços estão orientados para o crescimento integrado e responsável, beneficiando as comunidades do entorno das operações”, afirmou Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.

 

DR. MÁRCIO, DE TB, E TUIL E PITHY, DE CURIÚVA

Dentre as presenças, lá estiveram o prefeito de Telêmaco, Dr. Márcio Artur de Matos, que em seguida, à noite, quando na inauguração do Teatro Maestro Sirinho, comentou ao Oberekando, a ação do Governo com a Klabin.

Também, o vice-prefeito de Curiúva, Vantuil Ajuz, o Tuil, com o presidente da Câmara Municipal, Geferson  Boschetti, chamado de Pithy, foram ao Projeto Puma: “Cumprimos o pedido do prefeito Nato, que por motivo de viagem, não pode se fazer presente, mas pediu que o representássemos”, explicou o vereador.

Além do governador, o deputado estadual Alexandre Curi se fez presente. Também, Sandro Alex, que deputado federal, é secretário estadual de Infraestrutura e Logística.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

LEIA TAMBÉM:

PRÊMIO: KLABIN REDUZ EMISSÕES DE CO2. Performance da companhia é reconhecida

RPPNS SÃO TEMA NO MINUTO KLABIN

PROGRAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA KLABIN, NO MINUTO KLABIN

CONFIRA NA ÍNTEGRA, A LIVE "ESCOLA QUE ACOLHE: CURRÍCULO QUE HUMANIZA | KLABIN SEMEANDO EDUCAÇÃO

MINUTO KLABIN TERMINAL FERROVIÁRIO DE CONTÊINERES

Klabin lança cursos técnicos gratuitos. Ofertas são Eletromecânica e Celulose & Papel, no Paraná

KLABIN: Iniciadas as operações em Terminal Ferroviário de Contêineres no PR

MINUTO KLABIN 92

KLABIN DÁ PARTIDA NO PROJETO PUMA II COM O INÍCIO DE PRODUÇÃO NA MÁQUINA DE PAPEL 27, EM ORTIGUEIRA 

SEMEANDO EDUCAÇÃO DA KLABIN, NESTE DIA 06: Live trará atual cenário desafiador e premiação das iniciativas dos docentes.

Live Klabin Semeando Educação foi sucesso. Mais de 2.500 pessoas na homenagem ao Dia dos Professores

Klabin e vencedores do 1° Concurso Boas Práticas. Iniciativa do Programa Klabin Semeando Educação

MINUTO KLABIN: ANIVERSÁRIO DE 122 ANOS!

KLABIN E DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA INTUBAÇÃO. Ela se junta a outras empresas na aquisição de 3,4 milhões em insumos vindos da China

KLABIN DOA MAIS 9 RESPIRADORES COM MONITORES. Beneficiadas são as cidades dos Campos Gerais 

--

D