Cooperativa promove ação desde 2016
2022-11-23 às 21:26:55) Tendo como palestrantes o Dr. Luiz Fernando Sella, médico endocrinologista, e também, Dado Schneider, professor doutor e comediante, como acontece desde 2016, mais uma edição do Novembro Azul se deu em Irati, promovido pela Regional Sicredi Centro Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Deu as boas-vindas aos participantes, o presidente da Regional, Santo Cappellari, e logo em seguida, seu vice-presidente, Marcos Consati. Antecedeu o almoço, a palestra com o médico, que trouxe importantes informações e orientações de como ter uma vida com saúde. Lembrou ele que entre os homens, o câncer com maior incidência é o da próstata, e que junto com o infarto, figura as três causas responsáveis pelo maior número de mortes.
O ainda tabu com os cuidados da saúde masculina é uma das barreiras e mostrou que a maior longevidade das mulheres, no que se refere a isto, é pelo zelo que elas têm, em se cuidar.
Dos principais tópicos citados por ele, a importância de hábito alimentar correto.
Já, Dado, com “O mundo mudou bem na minha vez”, abordou as tecnologias e comportamento, e com bom humor, levou a todos a refletir como a elas, por exemplo, nos adaptamos, mas mais que isso, com uma nova geração, Fez um paralelo entre aqueles do século 20, e os que nasceram no século 21, e a necessidade de entender e assimilar as mudanças, aonde, ou entendemos ela, ou nos distanciamos, e problematizamos.
Como é costume no Novembro Azul, as doações dos participantes, de 1 quilo de alimento não perecível, voluntariamente entregue, serão, conforme sorteio no final do evento, entregues a entidades que escolherão, a agência Rui Barbosa, de Prudentópolis – inclusive cidade sede da Regional, e a Mallet.
Ao Oberekando, Cappellari informou que foi justamente de um coordenador de Irati, anfitriona deste ano, que veio a sugestão do Novembro Azul, visto que o Outubro Rosa já, antes, estava ativo.
--
--
LEIA TAMBÉM:
A PRIMEIRA EDIÇÃO EM 2016: SICREDI TEVE O I NOVEMBRO AZUL DA CENTRO SUL PR/SC: Evento foi em Prudentópolis