ONLINE
19




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


300 PESSOAS: Outubro Rosa teve caminhada
300 PESSOAS: Outubro Rosa teve caminhada

Faixas, cartazes e bexigas fizeram alertas sobre a importância da prevenção

FONTE: PMTB

d

2018-10-09 às 08:31:14) Aproximadamente 300 pessoas participaram da I Caminhada Rosa, atividade que marcou o início do Outubro Rosa, na sexta-feira (5), em Telêmaco Borba.

A Caminhada iniciou-se na Clínica da Mulher seguiu em direção à Avenida Horácio Klabin, finalizou em frente a Casas Bahia e teve o objetivo a conscientização da comunidade para a prevenção do câncer de mama.

Num cenário rosa, com faixas, cartazes, bexigas, as mulheres durante todo o percurso, fizeram alertas sobre a importância da prevenção. O Grupo Ivone Duarte, representantes da Fateb se uniram a causa e integraram a Caminhada. Também foi realizado sorteio de brindes para as participantes.

No sábado, começou a intensificação das coletas de preventivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros BNH, Cem Casas, Marinha Triângulo, Vila Rural e na Clínica da Mulher. Com horário especial de atendimento, a Clínica da Mulher realizou 42 coletas e encaminhamentos para 28 mamografias.

As coletas em horário especial continuam nesta segunda-feira (8) na Unidade do Alto das Oliveiras, a coleta será feita em horário estendido das 17 às 19 horas.

O exame deverá ser agendado previamente nas UBSs e na Clínica da Mulher.

Outra atividade é a elaboração de frases em alusão ao Outubro Rosa pelos setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e divulgação nas redes sociais. Todos os dias, uma frase é divulgada no facebook, de incentivo, prevenção e informação.

 O mês dedicado a luta contra o câncer de mama tem o objetivo principal incentivar as mulheres a realizarem os exames possibilitando um possível diagnóstico de maneira precoce e, desta forma aumentar as chances de cura.

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar palestras e distribuir materiais informativos para conscientizar sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

A I Caminhada teve a participação das equipes da SMS, do secretário de Saúde Ede Pukanski e da comunidade.