ONLINE
15




Partilhe esta Página

S

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


100% das vacinas contra Covid já aplicadas
100% das vacinas contra Covid já aplicadas

TB segue o Plano Municipal com imunização de 921 pessoas

FONTE: PMTB

2021-02-01 às 15:25:10) Na sexta-feira (29), Telêmaco Borba concluiu a utilização de 100% das doses disponibilizadas até o presente momento da vacina contra o Covid-19 destinadas ao município (921 doses).

O público vacinado seguiu as orientações da SESA através do plano estadual de vacinação, sendo vacinado 100% dos trabalhadores dos seguintes estabelecimentos: trabalhadores vacinadores e aplicadores da vacina contra a COVID-19; Hospital Regional; UPA; Centro de Atendimento ao Covid-19; Instituto DR. Feitosa e Clínica SIIM (equipe de apoio diagnóstico ao IDF); Hospital Moura; Asilo São Vicente de Paula (idosos e funcionários); Clínica do Rim; profissionais que atendem sintomáticos respiratórios no ambulatório da Santa Casa, Tendas e Ambulatórios Covid-19 das empresas Klabin Monte Alegre e Braslumber; Empresas de transporte médico-hospitalar; SAMU; SIATE; CAPS; Clínica da Mulher e da Criança; trabalhadores que coletam exames de Covid em laboratórios e farmácias habilitadas; funcionários da atenção primária – quantitativo permitiu até o momento a vacinação de 6 UBS’s  Centro, Jardim Alegre, São Silvestre, Área 6, área 2, Vila Izabel e NASF.

A estratégia de vacinação segue a adotada pelo Estado do Paraná conforme normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com prioridade para grupos pré-definidos. Também acontecerá por etapas e fases, conforme bases técnicas, científicas, logísticas e epidemiológicas estabelecidas nacionalmente e disponibilidade de doses.

Na primeira etapa a população alvo a ser vacinada contra a COVID-19 serão os trabalhadores de saúde e aqueles residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Os trabalhadores da área administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e da 21ª Regional de Saúde, ainda não foram vacinados, pois não se enquadram nos critérios de vacinação para essa etapa.

A priorização da vacinação contra a COVID-19 no grupo prioritário de Trabalhadores de Saúde que atuam em Serviços de Saúde será em conformidade com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19 (PNI/MS, 2021, 2ª Edição), e escalonada por local de atividade. Todos os trabalhadores de saúde serão vacinados, porém, a ordem de prioridade temporal para a vacinação está escalonada em subgrupos e se dará em etapas (1 a 10), conforme apresentado abaixo:

 

SUBGRUPOS DE TRABALHADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Trabalhadores vacinadores/aplicadores da vacina contra a COVID-19.

Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, SAMU, SIATE), de referência* COVID-19, Clínicas de Diálise, Serviços de Oncologia:

3.1 Trabalhadores que atuam na assistência direta a paciente COVID-19; 3.2 Trabalhadores de apoio/suporte ao paciente e à equipe que atende COVID-19 (motorista, laboratório, imagem, limpeza, nutrição, entre outros); 3.3 Trabalhadores que atuam em Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia, devido ao risco de transmissão do vírus aos pacientes; 3.4 Trabalhadores em geral. * Serviço de saúde que presta atendimento à paciente COVID-19.

Trabalhadores de Centros de Atendimento à COVID-19.

Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Trabalhadores de laboratórios que coletam ambulatorialmente e processam testes/exames laboratoriais para a COVID-19.

Trabalhadores dos demais serviços de Urgência e Emergência, como os Pronto Atendimento (PA) que não são referência para COVID-19 e de hemocentros.

Trabalhadores que atuam na Vigilância em Saúde que desenvolvem atividades de campo relacionadas à COVID-19.

Trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (COVID-19), cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde.

Trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, que se encontram em teletrabalho devido pandemia, e demais não listados anteriormente.

--

D