ONLINE
13




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


1ş Municipal de Taekwondo será em maio
1ş Municipal de Taekwondo será em maio

Campeonato foi tratado na SMCER

FONTE: PMTB

d

2020-02-05 às 09:44:14) A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), promoverá, em maio deste ano, o 1º Campeonato Municipal de Taekwondo.

Uma reunião realizada nesta terça-feira, 4 de fevereiro, no Centro Cultural Eloha Martins Quadrado, entre o secretário de Cultura e Esportes Carlos Roberto Ramos e  o chefe da Divisão de Esportes, Fabrício Flores, com o instrutor da modalidade esportiva, Claudio Lima, tratou detalhes de como será o evento.

A princípio a data estimada é 30 de maio, sábado, tendo por local o Ginásio de Esportes Heitor de Alencar Furtado (Furtadão).

A SMCER dará mais informações futuramente sobre o campeonato, confirmando data, hora e local, e todos os detalhes referente as inscrições, categorias e o regulamento em geral.

 

O QUE É E HISTÓRIA DA TAEKWONDO

Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade.

Chegada ao Brasil - O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

 

PROTEÇÃO

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

 

GRAUS DE APERFEIÇOAMENTO

Assim como em quase todas as artes marciais, o Taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

 

COMPETIÇÕES

Uma luta de Taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.

 

 REGRAS PRINCIPAIS

- Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

- Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

 

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixas pretas.

- O último Campeonato Mundial de Taekwondo aconteceu em maio de 2019, na cidade de Manchester (Inglaterra). A equipe da Coreia do Sul ficou em primeiro lugar com 7 medalhas conquistadas (4 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze). O Brasil ficou na 11ª posição com 5 medalhas conquistadas (2 de prata e 3 de bronze). O próximo campeonato mundial acontecerá em 2021, na cidade de Wuxi (China).

- A maior taekwondista olímpico é o iraniano Hadi Saeibonehkohal, que ganhou três medalhas olímpicas (2 de ouro e 1 de bronze) entre as Olimpíadas de 2000 e 2008.

 

TAEKWONDO NAS OLIMPÍADAS DO RIO 2016

- Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foram disputadas 4 categorias (masculino e feminino): peso-mosca, peso leve, peso médio e peso pesado.

- O brasileiro Maicon Siqueira conquistou medalha de bronze na categoria acima de 80 kg.

Fonte – suapesquisa.com