ONLINE
28




Partilhe esta Pįgina

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

qwe


Sicredi reśne Summit Jovem virtualmente
Sicredi reśne Summit Jovem virtualmente

Cooperativa os conecta para inspirar movimentos de impacto positivo nas comunidades

FONTE: SICREDI

2021-05-25 às 07:03:37) Com o tema "Isso sou eu, isso somos nós", Summit Jovem reuniu virtualmente mais de mil participantes de diversos países propondo reflexões sobre humanidades. Evento contou com a participação do especialista em tendências Rohit Bhargava e a ativista Melati Wijsen

Evidenciar as habilidades humanas, conectando as individualidades com o aprendizado para um futuro mais sustentável e colaborativo. Essas foram algumas reflexões provocadas na edição 2021 do Summit Jovem, realizado em formato on-line nos dias 19 e 20 de maio. O evento promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ conectou mais de mil participantes, entre convidados e integrantes dos Comitês Jovens formados em 21 cooperativas de crédito nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Logo na abertura, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, ressaltou a importância de conectar as novas gerações com o cooperativismo de crédito com o intuito de garantir sustentabilidade e a perenidade do modelo de negócio, que é uma alternativa ao Sistema Financeiro tradicional. “Nós somos integrantes de um movimento global conectado ao Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). Também fazemos parte do Pacto Global da ONU com princípios, objetivos e metas que vão além de 2030 e que estão interligados com os propósitos da nossa instituição financeira cooperativa para a construção de uma sociedade mais próspera”, afirmou.

Conduzido pela influencer e consultora de diversidade e inclusão Bielo Pereira, o primeiro dia de evento propôs uma reflexão sobre as características únicas do ser humano. O neurocientista Edgard Morya reforçou como o cérebro tem capacidades e habilidades complementares aos avanços tecnológicos e como essa diferença não possibilita uma substituição futura.

Em seguida, o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Cabral destacou a importância de conhecer e identificar as emoções para uma aprendizagem contínua, especialmente em momentos de transição como o gerado pela pandemia. “A compreensão de como a gente funciona é o começo de uma jornada de conhecimentos sobre nossas emoções”, analisou o especialista destacando também o processo de reunir os pensamentos (racionalidade) com as emoções.

Essa conexão e a consciência sobre emoções na busca pelo autoconhecimento também foram destaque na participação do sensei e faixa-preta de Jiu-Jitsu, Fernando Belatto. “A vida é nossa melhor amiga e os desafios são professores”, refletiu o especialista, que ainda propôs aos convidados práticas baseadas no método O-DGI, que alia noções de artes marciais, meditação na busca pelo desenvolvimento da inteligência emocional e espiritual.

Sentimentos e reflexões que se conectaram aos participantes também por meio de interações realizadas de maneira virtual com jovens de diversas cooperativas ligadas à Central Sicredi PR/SP/RJ.

CONHECIMENTO HUMANO E PROMOÇÃO DO IMPACTO POSITIVO

Com as inspirações geradas a partir do conhecimento sobre as humanidades, o segundo dia do Summit Jovem buscou incentivar a realização de uma jornada de aprendizagem e reflexões sobre as possibilidades de iniciativas de impacto positivo em cada comunidade onde os jovens estão inseridos.

E, para incentivar um olhar diferente sobre o futuro e o pensamento para ações, o especialista em tendências e fundador da Non-Obvious Company, Rohit Bhargava, evidenciou como hábitos de observação, curiosidade e reflexão, além da curiosidade, são fundamentais para guiar um pensamento não óbvio, um olhar diferente para os negócios e a sociedade. “Para ser mais criativo é importante buscar mais informações, ler sobre assuntos variados e fora da sua área de atuação. É essencial descobrir temas diversos e exercitar um novo olhar”, afirmou o palestrante internacional.

O intercâmbio com experiências de outros países também foi proposto pelo evento com a participação de cooperativistas da Polônia, Colômbia e dos Estados Unidos. Inspirados pelo legado do WYCUP – World Council Young Credit Union People, os convidados contaram sobre iniciativas positivas que o cooperativismo de crédito vem desenvolvendo em outras partes do mundo.

Com a mediação de Manfred Dasenbrock e da  embaixadora do Programa Global Women's Leadership Network (GWLN) no Brasil, Gisele Gomes, o momento de conversa ainda contou com a participação do diretor do WYCUP, Thomas Belekevich, que relembrou a viagem da comitiva internacional ao Brasil para conhecer o modelo desenvolvido pelo Sicredi, com o objetivo de engajar os jovens no cooperativismo. “Vocês inspiraram todos nós. Estamos pegando as lições aprendidas com o Sicredi para aplicar nas nossas comunidades por meio de várias cooperativas ao redor do mundo”, comentou.

O evento ainda contou com as falas inspiradoras de lideranças mundiais do cooperativismo como o Chair do WOCCU e presidente da Associação Nacional de Cooperativas de Poupança e Crédito (NACSCU) da Polônia, Rafal Matusiak, o presidente da Federação Colombiana de Cooperativas de Poupança e Crédito e Financeiras (Fecolfin) e presidente da Cooperativa de Poupança e Crédito na Colômbia (Comultrasan), Jaime Chavez, a CEO da Royal Credit Union dos Estados Unidos, Jennifer McHugh, e o presidente e CEO da Unitus Community Credit Union também dos Estados Unidos, Steve Stapp.

 

INICIATIVAS DE COLABORAÇÃO E ENGAJAMENTO JOVEM

As iniciativas de jovens cooperativistas do Sicredi também foram ressaltadas com a participação de integrantes da Jornada Jovem Intraempreendedora. A iniciativa foi desenvolvida pela Central Sicredi PR/SP/RJ com cerca de 150 integrantes dos Comitês e de forma colaborativa está fomentando projetos de impacto positivo nas comunidades. Com a mediação do diretor do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Heiko Spitzeck, os jovens apresentaram suas soluções em quatro áreas: educação cooperativista, projetos sociais, educação financeira e educação empreendedora.

Reforçando a importância do engajamento das novas gerações, visando às transformações positivas para o futuro, o evento foi finalizado com a participação da ativista da Indonésia Melati Wijsen, que contou um pouco da sua experiência na criação do Bye Bye Plastic Bags. O movimento foi criado quando a jovem tinha  apenas 12 anos de idade, por meio da união de um objetivo em comum com a criação de um espaço colaborativo que resultou na conscientização sobre o lixo gerado por sacolas plásticas em Bali.

A jovem ativista encerrou sua participação com um chamado: "Encontre a sua paixão, o que você gosta de fazer  e comece a mudança. Somos [jovens] 25% da população mundial, mas 100% do futuro. Então, vamos em frente”, declarou Melati. O desafio proposto foi reforçado pelo diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, que ao final do Summit Jovem 2021 encorajou os participantes a utilizarem suas aprendizagens para exercer o impacto positivo. “Com tanta inspiração podemos começar novas ações nas nossas casas, nas comunidades para que a gente consiga mudar o mundo voltados sempre para uma sociedade mais présppera”, finalizou.

 

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

LEIA TAMBÉM:

SICREDI - GENTE QUE COOPERA CRESCE

--

D