ONLINE
6




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

a

A

S

D

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

sd


RESERVA: 97 ANOS, CONQUISTAS E PREFEITO NETO
RESERVA: 97 ANOS, CONQUISTAS E PREFEITO NETO

Ele comentou das iniciativas do Executivo, obras, investimentos e apoio político

d

2018-03-03 às 16:37:40) Frederico Bitttencourt Hornung, ou Neto, como é mais conhecido entre os reservenses e toda região, recebeu o Oberekando nesta sexta-feira, e diversos assuntos estiveram em pauta.

 

FESTA DOS 97 ANOS

xd

“Ano passado nós não pudemos fazer a festa por vários motivos: Eu estava numa cadeira de rodas e graças a Deus hoje estou muito bem de saúde, e estávamos também com a segurança bastante complicada e ainda não está bem, mas melhorou bastante. Fizemos uma pesquisa no ano passado, a maioria da população era contra nós fazermos a festa, pois tínhamos problemas de caixa e era início de governo”, disse, ao completar: “Hoje nós não temos mais esse problema”.

Neto frisou que que novamente fora feita uma pesquisa, e acima de 80% da população pede que seja feita a festa: “Portanto a festa vai sair, e com esses nomes importantes!”. O prefeito aproveitou a ocasião para convidar à toda a população reservense para o evento, e estendeu também à toda a região, que esteja festejando os 97 anos de emancipação da cidade.

 

OBRAS, AÇÕES E APOIOS POLÍTICOS

“Digo hoje que Reserva está num momento muito bom. Vários deputados nos apoiando. No próprio governo do Estado, temos um bom trânsito hoje, até pelos meus cinco mandatos, pelo meu conhecimento, e pela seriedade em administrar as coisas públicas”.

Quanto ao auxílio dos deputados, disse que vários tem ajudado Reserva, como Ratinho Júnior, Alexandre Curi, Toninho do PT, Sandro Alex, dentre outros.

CÂMARA: O prefeito citou o apoio de seu vice-prefeito Ricardo, bem como a Câmara de Vereadores, que o tem ajudado bastante. “Não tenho tido problema com Câmara ou vice-prefeito. Nós trabalhamos juntos. Sempre digo que aquilo que nós fazemos é junto, porque eu também preciso da Câmara, e eles têm dado esse apoio na hora certa”. Destacou o presidente da Casa de Leis, Aleixo Lopata, que, “pessoa bacana e nos tem ajudado bastante. Não tenho uma queixa de ninguém!”.“Hoje temos em caixa, recursos para fazer calçamentos, asfalto, pontes”. Neto afirmou que a população pode ter certeza de um trabalho dioturno, e que muitas obras ainda serão feitas esse ano.

RODOVIA: Quanto ao alargamento de várias curvas, na estrada que liga à Porteira Grande, “trechos que eu chego a falar que são curvas criminosas, que já perdemos vários amigos, várias pessoas”, lembrou que Pepe Richa, secretário de Transporte, garantiu que será feito isso ainda este ano.

No Sedu – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, existe cerca de 5 milhões em financiamento, sendo parte em fundo perdido, para investir na nossa cidade. Nesse sentido, serão mais ou menos de seis e meio a sete quilômetros pavimentação de ruas ainda este ano. Falou do bom atendimento, dispensado, dentre outros no governo do Estado, pelo secretário João Carlos Ortega (Sedu).

SAÚDE: “Durante a campanha assumimos o compromisso de ônibus novo e com banheiro. As pessoas reclamavam muito em viagem longa seja para Curitiba ou Telêmaco Borba, mas hoje ganhamos mais um ônibus”, de Sandro Alex. “Já recebemos uma ambulância nova. Estamos recebendo outra, com UTI, dentro de poucos dias. Então são várias melhorias. Hoje mesmo estou licitando várias reformas, nos postos de saúde. Queremos até o fim do ano que todos eles estejam reformados”. Para Neto, os 35 postos de saúde que a cidade tem são uma marca para municípios do porte de Reserva, dentro do Estado.

EDUCAÇÃO: Entre segunda ou terça-feira, devem ser recebidos dois novos ônibus na área da Educação. Estes, traçados, para também atender trechos bastante acidentados, a exemplo da área rural, como Chapadão, Barra Bonita, Marins, e Agudinho.

 

RELACIONAMENTO REGIONAL

O bom relacionamento com os municípios vizinhos foi também topicalizado. Na reivindicação com Pepe Richa, ele esteve com Rildo Leonardi, pois duas dessas curvas pertencem à Reserva e mais duas, tibagianas. Essa obra, frisou Neto, “é muito importante não só pra os dois municípios, mas para toda a região e à todo Paraná, porque aqui passa muita gente nesse trecho que liga Reserva – Porteira: um trecho de 27 quilômetros”.

O prefeito Márcio Artur de Matos, de Telêmaco, recentemente esteve na cidade, onde foi visitar o Rio Reserva, devido a uma proteção com pedra ensacada, “um projeto muito bonito, até lá do Ratinho (referindo-se ao deputado Ratinho Júnior). Ele veio olhar, e até copiar”. Comentou que deve sair licitação nesta semana para mais dois trechos, ou seja, mais 150 metros.

HOSPITAL REGIONAL DE TELÊMACO: Pergunta lançada pelo Oberekando a todos os municípios da região, sobre a expectativa da entrega do Hospital Regional de Telêmaco Borba e a importância também dele, para Reserva, assim Neto respondeu: “Sim, claro! Nós já temos atendendo a nós, o Hospital de Ponta Grossa, que foi muito importante, e hoje é mais importante ainda que o governo conclua e quanto mais rápido equipe o Hospital Regional de Telêmaco Borba, porque nós ficamos muito mais perto, e até uma parte de nosso município, ou seja, José Lacerda e Rio Novo, já fica do lado de Telêmaco. É muito importante que o governo conclua o mais rápido possível e ponha em funcionamento”.

 

GRATIDÃO PELA POPULAÇÃO

Perguntado sobre a pujança dos reservenses, o desenvolvimento da cidade, e a relação com seus cinco mandatos, disse que só tem a agradecer a população, e pagar isso com trabalho e com obras.

No fim da entrevista, foi lembrado que o secretário Cláudio de Souza, da pasta da Saúde, se ausentará para cirurgia bariátrica, e Neto ressaltou seu desempenho, que ajuda bastante o município. Deixou uma mensagem de rápida recuperação e que volte ainda melhor. Nesse período, responderá pela Secretaria, o Dr. Jorge Hornung.

O prefeito fez questão de informar que a festa será onde, há 12 ou 13 anos ela vem sendo feita, que é no centro da cidade, mas que “se Deus quiser, ano que vem, a festa vai ser transferida para o Centro de Eventos. Temos investido bastante nessa área e tenho certeza que ano que vem nós vamos transferir a festa para lá, mas essa festa ainda é no centro da cidade!”.