A terceira edição reuniu mestres, atletas de todo o Paraná, mudança de cordas e muito gingado!
21/06/25 às 19:51:28) Por volta das 9:30 hrs deste sábado, no Anfiteatro da Casa da Cultura, começava um dia de muita alegria, gingado e encontro de amigos, e a união da mescla de arte marcial e a arte em si: Tratou-se do Festival Cultural Mais Capoeira 2025. Com cerimonial feito pela comunicadora Ketty Neves, o projeto é uma criação e de coordenação de DiMolinha, assim conhecido o professor José Wilson de Melo.
Representou as autoridades municipais, o presidente da Câmara, António Siderlei Siqueira (Sid), deixando sua mensagem aos alunos, pais e convidados, além dos mestres presentes, cuja relação de nomes estará no fim desta matéria.
A união entre a Capoeira e o Ballet foi trazida ao palco pela equipe da professora Sinthia Bulcão, com Ballet Contemporâneo, o Ballet Stylo Corpo, e as apresentações de Puxada de Rede, e solo, de Thiabely Leona.
Após as apresentações do período da manhã, com as Trocas de Cordas, recebimento de certificados para cerca de 90 alunos do Mais Capoeira, tanto crianças, como adolescentes, jovens e adultos, e jogos, após o almoço, o período da tarde foi dedicado à diversas oficinas, ministradas pelos mestres.
Entre todos os colaboradores para o pleno sucesso do evento, destaque à Emily Gabriele de Carvalho, par e passo com Dimolinha. O mestre trabalha também o projeto Ginga!
MAIS CAPOEIRA, COM DIMOLINHA
O Festival Mais Capoeira já entrou para a história do município. Foi a partir dele que surgiu a Lei Municipal nº 2556, sancionada em 2024, que institui oficialmente a Semana Municipal da Capoeira. Um marco que reconhece a importância da capoeira como patrimônio cultural e ferramenta de educação e inclusão.
Criado por Jose Wilson de Melo, o professor Dimolinha, o festival começou como uma ação local e hoje se consolida como o maior e mais relevante evento de capoeira da cidade, reunindo mestres, professores, alunos e representantes de diversas cidades. É uma verdadeira celebração da cultura da capoeira, que movimenta a comunidade e fortalece laços de identidade e pertencimento.
MESTRES, FORMANDOS E PROFESSORES QUE ESTIVERAM HOJE EM TELÊMACO:
Mestre Tucano Preto - São Paulo
Professor Palometta - balneário Camboriú
Professora Tiara - Guaratuba
Formando Clone - Pinhais
Mestre Papada - Cafeara
Mestre Pão de Milho - Maringá
Mestre Piu - Londrina
Mestra Gerci - Londrina
Mestre Padeiro - Londrina
Contramestre Pouca Telha - Londrina
Contramestre Formiga - Maringá
Contramestre Pouca Teia
Professora Ângela - Londrina
Instrutora Solange - Londrina
Graduado Clark - Londrina
Instrutor Nenê - São José dos Pinhais
Instrutor Sansão - Pinhais
Mestre Jabuti - Curitiba
Professor Guincho - Assis
Graduado Biguá - Assis
Instrutor Smurf - Curitiba
Graduado Cabrito - Curitiba
Instrutor Marimbondo - Curitiba
Formando Napinha – Jaguariaíva.
--
--