ONLINE
15




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Klabin fortalece legado ambiental no Paraná
Klabin fortalece legado ambiental no Paraná

Com cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural sob sua gestão no Sul do país, a Companhia conserva mais de 9 mil hectares de áreas protegidas na Mata Atlântica

FONTE: KLABIN

15/10/25 às 07:55:12) A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, incorporou três novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Paraná: Barra Mansa (Arapoti) e Vale do Corisco (Sengés), incluídas a partir do Projeto Caetê; e Samuel Klabin (Imbaú). As áreas se somam às RPPNs Monte Alegre, também localizada no Paraná, e Complexo Serra da Farofa, em Santa Catarina, consolidando o compromisso histórico da Companhia com a conservação da biodiversidade. 

Com as novas unidades, a Klabin passa a conservar mais de 9 mil hectares de Mata Atlântica em reservas dedicadas à preservação da vegetação nativa. No total, a empresa possui mais de 900 mil hectares de área florestal nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, dos quais 41% são compostos por matas nativas conservadas, índice superior ao exigido pela legislação brasileira. 

A RPPN Barra Mansa, criada em 1991, abriga remanescentes de floresta com Araucárias e concentra cerca de 40% das espécies vegetais registradas no Paraná. Em 2014, foi reconhecida como Área de Alto Valor de Conservação pela organização The Nature Conservancy. Já a RPPN Vale do Corisco, oficializada em 1999, destaca-se pela presença de formações rochosas e fósseis do período Devoniano, com cerca de 400 milhões de anos. A área também abriga a cachoeira do Corisco, um dos pontos turísticos do Estado, com mais de 100 metros de queda d’água. Em 2023, a região foi certificada internacionalmente como representativa em biodiversidade, reforçando sua relevância ecológica. 

Inaugurada em 2025, a RPPN Samuel Klabin é formada por áreas de Floresta Ombrófila Mista e Estacional Semidecidual. A região é lar de 267 espécies de flora, sendo 100 delas árvores, com destaque para as frutíferas. Sete dessas espécies estão ameaçadas de extinção. A fauna é composta por 104 aves, 26 mamíferos, 10 anfíbios e um réptil. Uma quantidade significativa que reforça a importância desta unidade de conservação, que abriga uma notável diversidade de animais e vegetais. 

 

RESERVAS NATURAIS INTEGRAM LEGADO AMBIENTAL E METAS SUSTENTÁVEIS DA KLABIN 

A atuação da Klabin em conservação ambiental remonta aos anos 1980, com a criação do Parque Ecológico Klabin (PEK), localizado na área da RPPN Monte Alegre, no Paraná. Desde então, a Companhia vem estruturando sua estratégia florestal com base na integração entre produção sustentável e preservação permanente. O PEK é um dos principais laboratórios naturais da empresa, servindo como base para pesquisas científicas, ações educativas e envolvimento comunitário. 

Um exemplo emblemático desse trabalho foi a reintrodução da Jacutinga, ave considerada extinta nas florestas centrais do Paraná. Em 2023, após anos de planejamento e protocolos de reintrodução, 30 indivíduos foram soltos na natureza, marcando um avanço importante na conservação de espécies ameaçadas. 

Além da Monte Alegre, a Klabin mantém a RPPN Serra da Farofa, em Santa Catarina, a maior unidade de conservação privada da empresa e a terceira maior da região Sul do Brasil. Com quase 5 mil hectares de extensão, a reserva abriga o Centro de Interpretação da Natureza (CINAT), que promove experiências educativas e apoia pesquisas acadêmicas. 

Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), compromisso público assumido pela empresa em 2020. Entre as metas previstas até 2030 estão a recuperação de áreas degradadas, a proteção de espécies ameaçadas e a ampliação de ações de educação ambiental nas regiões onde a Klabin atua. 

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Dow Jones Best-in-Class Indices, com participação na carteira Global e de Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.