Iniciativa trouxe o tema autismo ao altar
14/05/25 às 08:20:03) O mês de abril já acabou. Estamos no mês de maio, mas o autismo não! Nós sabemos que no Brasil, infelizmente, as políticas públicas em torno desse assunto caminham lentamente.
Mas nós, enquanto cristãos, não podemos fingir que essa realidade não existe, e muitas pessoas entre nós também desconhecem esse assunto.
Pensando nisso, realizamos no dia 26 de abril, o 1° Culto Azul, em conscientização do Autismo, no qual abordamos assuntos de conscientização sobre esse tema, como: sinais e possíveis causas, falamos também sobre a empatia e respeito que a igreja precisa ter com essas pessoas e seus familiares, bem como pessoas com outras deficiências ou transtornos do neurodesenvolvimento. Também instruímos nossos membros e a comunidade local sobre ser uma comunidade acolhedora, ouvimos familiares de crianças atípicas, as quais trouxeram depoimentos importantes para que possamos conhecer um pouco mais sobre essa condição.
O Culto Azul entre as comunidades evangélicas do município de Telêmaco Borba foi algo inédito, o qual pretendemos que seja disseminado. Esteve presente na ocasião, o Dr. Eros Danilo Araújo, secretário municipal de Educação, juntamente com uma equipe de profissionais da Rede Municipal de Ensino.
Mais uma vez ressaltamos que a igreja deveria ser o primeiro lugar a se aprender a viver a Inclusão, uma vez que Jesus Cristo foi o maior exemplo de inclusão. Dessa forma a igreja precisa caminhar, vestindo essa camisa e juntamente com a nossa comunidade, estamos estudando e fazendo o melhor para nos dedicar a essa causa tão importante. A espiritualidade não pode deixar de lado a ciência, e sabemos quanto ao autismo, que não se trata de doença, e sim, de uma condição do neurodesenvolvimento. Dessa forma, nossa igreja se propõe a caminhar conhecendo e compartilhando conhecimento.
A igreja está situada à Rua dos Curiós, 122, no Jardim São Silvestre, sob a responsabilidade dos pastores Paulo Ribeiro e Tânia Ribeiro. Convidamos a população para conhecer um pouco da nossa igreja. Juntamente conosco, caminhar em direção ao conhecimento um abraço. E sejam bem-vindos à nossa comunidade.
O texto foi brilhantemente feito pela pastora Tânia Ribeiro de Souza Batista, esposa do também pastor, Paulo Ribeiro Batista-pastor.