Anderson Barbosa foi a primeira entrevista ‘in loco’ do Site, no município
17/09/25 às 20:40:03) A primeira visita do Oberekando à cidade de Ibaiti, marcou pelo respeito com que foi atendido pela recepção e chefia de Gabinete. Mesmo sem pré-agenda com o prefeito, Roberto Regazzo, que necessitou ir à Curitiba, para tratar de assuntos de interesse dos munícipes, falou ao Site, o diretor municipal de Indústria e Comércio, Anderson César Barbosa, que também tem em sua incumbência, a comunicação da Prefeitura.
“Hoje a preocupação do prefeito é melhorar a infraestrutura da cidade, atingir pontos a mais na Educação. Nós temos uma pontuação boa na Educação! Ele está pensando no desenvolvimento socioeconômico, fazendo realmente a roda girar aqui no município. Claro, tem alguns percalços burocráticos, mas ele tem um olhar de esperança que Ibaiti vai ser uma Ibaiti muito melhor até o final do mandato. Hoje temos muitos sistemas de entraves... quebrar paradigmas, consórcios. Então, o sistema de governança que já existe ele está tentando adequar para melhorar Ibaiti. Hoje a cidade tem um potencial muito grande por ser um polo logístico, e ele também, sabe desta responsabilidade”. Entre outras pastas, ele encarou o desafio que é a da Saúde, aonde segundo Anderson, Betão colocou este debaixo dos braços e está indo buscar projetos e situações que são palpáveis para o município. Ele, o prefeito, “não está inventando a roda... ele está fazendo com que a roda gire”.
Tendo sido oposição à última gestão, o atual chefe do Poder Executivo está dando continuidade a projetos já iniciados anteriormente, e implantando outros não implementados. Vê Anderson, que Betão não olha os problemas, mas sim, encara as dificuldades, com a visão de uma cidade melhor aos ibaitienses.
Hoje o município está com bastante recurso, graças ao planejamento e um trabalho de toda a gestão, informou! Inclusive, ontem, terça-feira, Roberto estava cumprindo agenda emergencial em Curitiba, justamente alinhando o recebimento de mais um importante projeto.
Um fato pessoal do jornalista que escreve esta matéria, e que caminha aos seus 60 anos em 20 de outubro, é que lá pelos 18 anos, depois de ter feito um curso de cobrador de ônibus, fora até as empresas, conjuntas, Jóia e Transpen, procurar este tipo de emprego, e em Ibaiti, e isto faz parte de memória afetiva! Perguntado ao entrevistado, se a empresa Jóia e Transpen, também ajudam a levar o nome do município, Paraná e Brasil afora, e especialmente, pelo entroncamento rodoviário em que a cidade é, disse que sim, e também, devido a todas as outras empresas: “Hoje a história de Ibaiti é assinada embaixo pelas empresas que estão aqui, que investem aqui, e ajudaram a fundar a cidade. Então o papel foi de extrema importância! Hoje nós estamos com um projeto de planejamento para se tornar o protagonista logístico dessa rodovia tão importante, e esse protagonismo ele vai impactar nas regiões, porque o Beto não pensa só em Ibaiti... ele pensa nas regiões”. Sabendo que hoje a cidade é um polo, “ele quer que não só Ibaiti se desenvolva, mas as cidades vizinhas, e isso depende de um planejamento, de um diagnóstico, de um sistema, e para formar o ecossistema do desenvolvimento econômico”.
O sistema fabril foi pontuado pelo entrevistado, como muito robusto: “Infelizmente ouve um impacto econômico que trouxe um déficit na questão de geração de emprego, na questão econômica. Hoje o nosso sistema fabril tem produtos e serviços que basicamente as empresas de grande porte que vem pra cá, elas encontram manutenção aqui, e acaba que ele se torna meio que autossustentável, o que é um atrativo para as empresas que vem para nossa região”. Disse que há um planejamento do prefeito, de fazer uma regionalização dos índices, para atrair mais empresas. Realmente ele está se preocupando em entender como é que está, realmente, o município, para ele se desenvolver de forma eficiente. Não de forma genérica, e nem de forma que não seja palpável”.
Respondendo quanto a relação com a Câmara Municipal, disse que “de muito diálogo, e várias reuniões”. Hoje são nove vereadores.
A relação do prefeito, de acordo com o entrevistado; com críticas, é primeiro, de as entender, disponibilizar pessoas para as estudá-las e ver o que está acontecendo, as tratando de forma construtiva! Ele disse que tem muito trabalho a se fazer, e também, a se manter!

“A Dona Vera é uma mulher de fibra, uma mulher forte” quando se referiu à vice-prefeita, e a história de vida de Vera Lúcia Bernardes, que é inspiradora!
Deixou ele, uma mensagem aos ibaitienses, no encerrar o bate-papo: “Nós temos muitos desafios, o município de Ibaiti é muito grande e são muitos sistemas que temos que administrar, mas há uma ótica de esperança por uma Ibaiti melhor. Realmente, estamos trabalhando para transformar essa história que já vem de algumas gestões! Melhorar... o trabalho nunca é sozinho!”.
Anderson mostrou ao Oberekando, os recentes benefícios recebidos pelo prefeito Roberto Regazzo!