ONLINE
28




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


Conselho dos direitos da pessoa com deficiência
Conselho dos direitos da pessoa com deficiência

Assembleia elege representantes da sociedade civil

FONTE: PMTB

08/10/25 às 08:36:45) Telêmaco Borba realizou, na segunda-feira (6), a Assembleia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Telêmaco Borba.

O evento teve o objetivo eleger os representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), conforme previsto em lei que dispõe sobre a criação do Conselho, regulamenta a política de atendimento à pessoa com deficiência e institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FMDPD).

Durante a Assembleia foram eleitas representantes da Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas (APTAA), Associação Telemacoborbense para Inclusão, Trabalho e União dos Deficientes (ATITUDE), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Telêmaco Borba (APAE) e a Associação dos Surdos “Um Grito no Silêncio” de Telêmaco Borba (ASGSTB).

Na categoria de conselhos de classe, houve concorrência entre o Núcleo Regional de Serviço Social (NUCRESS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Telêmaco Borba), sendo eleita a OAB.

A secretária municipal de Assistência Social, Bruna Javorski, destacou a importância da formação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao segmento. “A criação deste Conselho é um passo fundamental para garantir que as pessoas com deficiência tenham voz e participação nas decisões que impactam suas vidas”, ressaltou.

A secretaria de Assistência Social, que é responsável por essa instância, garantiu que dará todo o suporte necessário para o funcionamento do Conselho, desde o apoio técnico e administrativo até a articulação com outras políticas públicas.

Bruna destacou ainda que o objetivo é promover um trabalho conjunto e contínuo entre o poder público e a sociedade civil. “Queremos construir uma Telêmaco Borba cada vez mais inclusiva, onde todas as pessoas tenham oportunidades e acesso aos seus direitos”, completou.