ONLINE
52




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Conselho dos direitos da pessoa com deficiência
Conselho dos direitos da pessoa com deficiência

Assembleia elege representantes da sociedade civil

FONTE: PMTB

08/10/25 às 08:36:45) Telêmaco Borba realizou, na segunda-feira (6), a Assembleia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Telêmaco Borba.

O evento teve o objetivo eleger os representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), conforme previsto em lei que dispõe sobre a criação do Conselho, regulamenta a política de atendimento à pessoa com deficiência e institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FMDPD).

Durante a Assembleia foram eleitas representantes da Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas (APTAA), Associação Telemacoborbense para Inclusão, Trabalho e União dos Deficientes (ATITUDE), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Telêmaco Borba (APAE) e a Associação dos Surdos “Um Grito no Silêncio” de Telêmaco Borba (ASGSTB).

Na categoria de conselhos de classe, houve concorrência entre o Núcleo Regional de Serviço Social (NUCRESS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Telêmaco Borba), sendo eleita a OAB.

A secretária municipal de Assistência Social, Bruna Javorski, destacou a importância da formação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao segmento. “A criação deste Conselho é um passo fundamental para garantir que as pessoas com deficiência tenham voz e participação nas decisões que impactam suas vidas”, ressaltou.

A secretaria de Assistência Social, que é responsável por essa instância, garantiu que dará todo o suporte necessário para o funcionamento do Conselho, desde o apoio técnico e administrativo até a articulação com outras políticas públicas.

Bruna destacou ainda que o objetivo é promover um trabalho conjunto e contínuo entre o poder público e a sociedade civil. “Queremos construir uma Telêmaco Borba cada vez mais inclusiva, onde todas as pessoas tenham oportunidades e acesso aos seus direitos”, completou.