ONLINE
7




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s  

D

 

MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


COM EDSON FERREIRA, DIRETOR DA 21ª REG. DE SAÚDE
COM EDSON FERREIRA, DIRETOR DA 21ª REG. DE SAÚDE

Muitos tópicos citados, desde gratidão por sua escolha ao cargo, como campanha de vacinação, hospital regional e contatos com a região

sd

2018-05-24 às 18:00:38) Edson Ferreira, que é o diretor da 21º Regional de Saúde, falou ao Oberekando nesta quarta-feira. Ele está há cerca de duas semanas à frente desta representatividade da Secretaria de Estado da Saúde para a região de Telêmaco Borba.  Disse que ficou feliz com a nomeação ao cargo e grato aos amigos de longa data, Dirceu Sperafico que é chefe da Casa Civil, mas especialmente Ricardo Barros, ex-ministro da Saúde e deputado federal.

Uma preocupação latente, ao ser perguntado como estavam os carros que servem a regional, em termos de abastecimento de combustível, disse que está de certa forma precavido, e antes que se iniciassem as faltas nos postos, já estavam ok: Essa preocupação se dá especialmente quanto ao Banco de Sangue, Farmácia e também deslocamentos aos municípios da região que é abrangida.

Questão mais enfatizada na integra (ver abaixo) da entrevista, foi a importância dada por ele à medicina preventiva. Analisou que foca-se muito em se dar remédio às pessoas, enquanto que o investir-se no preventivo seria muito menos oneroso, “mas existe um sonho de vários gestores que eu conheço, que isso um dia mude”, mesmo sabendo ele que isto é uma questão mais cultural... de educação. Nesta variante, serviu como exemplo dele baixos níveis de vacinação contra a gripe, onde até, em um determinado município, o próprio índice entre seus profissionais de Saúde está em pouco mais de 40%.

 

VISITAS AOS PREFEITOS E SECRETÁRIOS

O contato com os prefeitos e cidades da 21ª tem acontecido. A princípio foi com todos os secretários municipais de Saúde da região, quando em mais uma reunião do Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde), em Tibagi, logo quando assumiu. Num diálogo de união, expressou: “Onde a gente está alinhando conceitos, porque o objetivo da Regional é este, de dar esta assessoria aos municípios, mas cobrar as ações”.

Em Reserva ele participou da entrega de veículos que o Estado enviou ao município. Um carro ao distrito de Rio Novo, por exemplo, uma Strada, foi específica a essa localidade rural, e dará mais eficácia para população.

A judicialização dos medicamentos e da Saúde, com a promotoria, era tema da reunião onde ele e também Ede Pukanski, que é secretário de Telêmaco, estavam, e reuniu o Cresems, antes desta entrevista.

 

HOSPITAL REGIONAL

As diversas fases do Hospital Regional e inaugurações acontecidas, foram citadas. Ele que já abriga atualmente o ambulatório do Mãe Paranaense todas as terças, a partir de julho terá seu funcionamento normal, com materno infantil: “Fico até com dó do Roberto”, dizendo que jamais foi dele qualquer responsabilidade anterior quanto ao que deixou de ser feito no HR. Roberto Amatuzzi foi o diretor desta instituição (21ª) que hoje está Edson.

Ferreira lembra que se trata de um hospital de rede, e que atenderá, caso necessário, pessoas de outros municípios, inclusive externos à Regional. Para isso o Heliporto que será construído, tem uma maior importância.

Pedido ao final, o diretor fez um grande e sério apelo para que todos que estão no grupo prioritário da vacinação contra a gripe, vá até os postos de Saúde, as UBS.

Também, quando pedido para que ele deixasse uma mensagem ao prefeito Márcio, por estar a 21ª na cidade por ele administrada, lembrou que esteve reunido com Matos no dia anterior à entrevista: “Me resta parabenizar o prefeito e o secretário Ede Pukanski. Tem boas novidades por ai. A Prefeitura de Telêmaco encampou o projeto, e tenho conversado com secretários da região que estão juntos”.

Assim foi concluído o bate papo: “Nós temos que fazer o impossível, porque o possível está tudo mundo fazendo!”.