ONLINE
19




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

D

S

C

sd

S

S

AWEF

S 

D


BETO RICHA É CIDADAO HONORÁRIO DE TB

Propositura foi do vereador Gilson Pereira

2022-03-28 às 21:49:26) Carlos Alberto Richa, mais conhecido como Beto Richa, nascido em Londrina em 29 de julho de 1965, e ex-governador do Estado do Paraná, foi agraciado na tarde desta segunda-feira, em sessão nas dependências da Câmara Municipal, com o título de Cidadão Honorário de Telêmaco Borba.

O vereador propositor da honraria, Gilson Pereira dos Santos, agradeceu aos demais 11 vereadores, que contribuíram para que isso se tornasse realidade, e disse que tem gratidão, e que este sentimento é a melhor forma de medir o caráter de uma pessoa. Fez ele elogios ao ex-governador, à sua reputação, e além dele, de seus familiares, e em especial, o pai, José Richa.

Conduziu Beto para usar da palavra, em detrimento do título recebido, o vereador e vice-presidente da Câmara, Felipe Pedroso. Ele cumprimentou a todos os vereadores presentes na Casa, em nome do presidente, vereador Miltinho, Hamilton Aparecido Machado, e em especial, o vereador Gilson: “Que é o autor desta Lei que concede a maior honraria do município de Telêmaco Borba. Posso dizer a todos que este ato me deixa muito lisonjeado, por ser a maior honraria do município, mas também, pelo apreço, pelo carinho que eu tenho por esta cidade. Eu fui deputado em 1994, e tive aqui, mas não gosto muito dessa palavra, mas comumente usada nos meios políticos, o mando político, porque da base do governador eleito, eu fui o que mais obtive votos aqui em Telêmaco Borba.

O ex-governador falou que seu carinho por Telêmaco, e a responsabilidade em lutar pela cidade, crescem ainda mais, com este reconhecimento. Ele é pré-candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

 

CLIQUE E ASSISTA AQUI A SESSÃO SOLENE NA ÍNTEGRA!

 

HISTÓRICO:

Beto Richa é filho de José Richa, ex-governador do Paraná (1983-1986), e de Arlete Vilela Richa. 

Nascido em Londrina em 29 de julho de 1965, é casado com Fernanda Bernardi Vieira Richa, com quem tem três filhos, Marcello, André e Rodrigo Richa, sendo também avô de Enrico, Lucas, Edoardo e Leonardo.

Beto é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Iniciou sua vida pública em 1992, como candidato a vereador em Curitiba pelo PSDB, obtendo 1.882 votos. Em 1994, foi eleito deputado estadual, com 22 mil votos. Quatro anos mais tarde, foi reeleito para o Legislativo Estadual, com 44.839 votos, tendo recebido o dobro de votos da primeira eleição que disputou. Como deputado estadual aprovou mais de 20 projetos, os quais foram transformados em leis. Também é de sua autoria a lei que instituiu o Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas (Funpred).

Em 2000 foi escolhido para ser o candidato a vice-prefeito de Cássio Taniguchi e, eleito, assumiu a Secretaria Municipal de Obras Públicas. Com perfil técnico, deu ênfase especial à construção de obras em infra-estrutura municipal, implantando cerca de 4.000 novas obras na capital. 

Em 2002 foi candidato ao Governo do Paraná pelo PSDB, obtendo 888.796 votos, ficando naquele pleito na terceira posição.

Em 2004, aos 39 anos, Richa elegeu-se prefeito de Curitiba com 494.440 votos (54,78%). 

Em 2008, com a elevada aprovação dos curitibanos, Richa foi reeleito prefeito de Curitiba no primeiro turno com histórica votação, 77,27% dos votos válidos, o equivalente a 778.514 votos, vencendo em todas as 3.487 urnas da Capital.

Durante suas gestões como prefeito de Curitiba, implementou e realizou 300 audiências públicas nos bairros da Capital. Em 2005, firmou na cidade de San Francisco (EUA) a Declaração das Cidades Verdes das Nações Unidas, incluindo Curitiba no seleto grupo das chamadas “60 Cidades Verdes do Mundo”. Em março de 2006, Curitiba sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade e Biosegurança, a COP 26, o que lhe valeu o convite da ONU para palestrar em Bonn, na Alemanha, em nome de prefeitos de todos os continentes, com a presença de mais de 200 líderes mundiais.

Investiu maciçamente no ensino fundamental, o que lhe valeu o prêmio de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela UNESCO e pela ABRINQ.

Foi reconhecido e eleito por 10 vezes consecutivas o Melhor Prefeito do Brasil, nas avaliações dos institutos de pesquisas Brasmarket, Datafolha e Ibope.

Ainda como prefeito de Curitiba, Beto Richa recebeu em Washington (EUA) o prêmio de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award 2010), pela implantação da Linha Verde. Foi a primeira vez que uma cidade brasileira recebeu o prêmio do Instituto de Política de Desenvolvimento e Transporte (Institute for Transportation and Development Policy - ITDP).

Em 2010 foi eleito governador do Paraná no primeiro turno, com 52% dos votos válidos, obtendo 3.039.774 votos. Reeleito governador do Paraná em 2014, também no primeiro turno, com 3.301.322 votos, que representaram 55,67% dos votos válidos.

Dentre várias realizações, destaca-se das suas gestões como governador do Estado, a maior redução de pobreza entre os Estados do Sul e Sudeste. Por meio do Programa Família Paranaense, mais de 300 mil famílias saíram da linha de pobreza e passaram a ter uma vida mais digna. 

Na área da segurança pública, realizou a maior contratação de policiais da história do Estado, além de aparelhar as forças policiais com armas e viaturas com tecnologia embarcada, além de valorizar a categoria com salário justo.

Na educação, concedeu reajuste médio de 146% no salário dos professores, criou o programa Escola 1.000, construindo e reformando escolas nos municípios paranaenses.

Na saúde, merece destaque a criação do Programa de Resgate Aéreo, com base nas cinco principais cidades do Estado, programa este que já salvou e continua salvando vidas de milhares de paranaenses.

Criou o Paraná Competitivo, atraindo R$ 43 bilhões em investimentos para o Estado, permitindo a geração de 100 mil empregos diretos e 400 mil indiretos.

Em sete anos realizou o maior programa de saneamento básico, aumentando de 1,9 milhão para 2,8 milhões o total de imóveis atendidos com rede de esgoto.

Beto Richa recebeu o selo da certificação internacional “Tier III”, que a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) obteve junto ao Uptime Institute, atestando o padrão de segurança do Data Center Corporativo do Governo do Paraná. 

Nas eleições de 2018, foi candidato ao Senado Federal.

Em fevereiro de 2022, reassumiu a presidência estadual do PSDB, o Partido da Social Democracia Brasileira, com a missão de reestruturar o partido no Estado do Paraná.

 

--

NOTA DO EDITOR:

DD

  • Como se sabe, partidariamente, o Oberekando mostra, e tenta trabalhar pela imparcialidade, mas nesta homenagem feita à Beto, a lembrança à ele, por este que aqui escreve, da sempre atenção, que quando criança, entre 10, ou 11 anos de idade, recebia de seu pai, José Richa, que com aqueles gravadores, apelidados de caixas de abelhas, por serem enormes, uma atenção enorme, quando o entrevistava. Richa pai, fora de campanha política, e junto com Alencar Furtado, Enéas Farias, dentre outros, davam entrevistas a mim, talvez percebiam que existia ali, uma chama ao Jornalismo! Nunca debocharam, ou se negaram a falar! Ele, especialmente, um carinho enorme. Já, Beto, prefeito de Curitiba, em detrimento do carinho de seu pai comigo, o mandei um convite para minha formatura em Jornalismo em Maringá, em 2005. Na época, de próprio punho, os agradecimentos, as congratulações, e as escusas porque sua agenda, infelizmente naquele dia, não o permitia se deslocar da capital. Na Klabin, no lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Puma, agora já o jornalista, teve toda atenção de Beto, relembrando como era com seu pai! Nestes oito anos do Oberekando daqui a poucos dias, em 1º de abril, falar com Beto, não é falar em política: É reconhecer que devido a ele (por seu pai) também, será possível esta comemoração!

 

LEIA TAMBÉM:

Um sonho profissional e José Richa: Artigo de Edivaldo Oberek

TELÊMACO BORBA GANHA O 26º BATALHÃO: “Mesmo sendo conhecedores dos índices, não podemos aceitar o rótulo de Cidade da Violência para TB”, disse o prefeito em exercício

PROJETO PUMA: PRIMEIRA VISITA DE TEMER AO INTERIOR. Inauguração teve também a presença do governador Beto Richa