ONLINE
17




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

X

swd

S 

D


Amamentação traz saúde bucal do bebê
Amamentação traz saúde bucal do bebê

Neste Agosto Dourado, esta importância é ressaltada pela SMS

FONTE: PMTB

2021-08-11 às 07:32:56) A importância do aleitamento materno é um dos objetivos do Agosto Dourado. Os benefícios da amamentação são destaque e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a capacitação de servidores além de divulgar informações e incentivar as mulheres a amamentar até os dois anos ou mais.

A prática protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Outro benefício é para a saúde bucal do bebê. A sucção que o bebê precisa fazer durante a mamada estimula o desenvolvimento dos ossos maxilares, que são muito importantes, pois vão receber os dentes alguns meses mais tarde. Além disso, trabalha toda a musculatura da boca, desenvolvendo e fortalecendo músculos da língua, bochechas e lábios.

A formação da dentição também é beneficiada com a amamentação, porque ela garante o posicionamento dos dentes e uma boa formação da dentição.

O desenvolvimento dos dentes se completa por volta de dois anos de vida da criança (época em que o desmame é mais recomendado), até lá a formação da dentição é muito estimulada.

O aleitamento também auxilia no desenvolvimento da fonação, pois ajuda muito na projeção do queixo do bebê para frente, um ponto muito importante, já que ele nasce posicionado um pouco para trás. A criança também desenvolve a respiração pelo nariz e posicionamento da língua enquanto mama. Esses aspectos auxiliam no desenvolvimento de uma fala mais clara.

A SMS reforça que o acompanhamento odontológico é muito importante para o desenvolvimento saudável da criança.

No município, a SMS oferece o atendimento odontológico para as gestantes, pois a saúde bucal do bebê já começa na gestação, por isso a importância do pré-natal odontológico. Após o nascimento do bebê, os primeiros atendimentos são realizados, como o teste da linguinha. Todas as orientações e informações necessárias referente a saúde bucal do bebê são repassadas para as mães.

As mamães e futuras mamães devem procurar a Unidades Básicas de Saúde (UBS) para orientações e avaliação odontológica.

--

D