ONLINE
1




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


AMÁLIA TORTATO FALOU AO OBEREKANDO
AMÁLIA TORTATO FALOU AO OBEREKANDO

Natural de TB, ela é vereadora na capital do Paraná

FONTES: OBEREKANDO E ASSESSORIA PARLAMENTAR

2023-02-28 às 08:32:56) A pedido do Oberekando, num bate-papo com este Site na semana passada, foi pedido que texto do conteúdo pudesse ficar à disposição da assessoria da vereadora, e eis abaixo:

“Vereadora de Curitiba, Amália Tortato, destaca ações para a melhoria da educação no Estado do Paraná

Na última semana, a vereadora de Curitiba, Amália Tortato, deu uma entrevista aqui para o site Oberekando. Amália, que nasceu e cresceu em Telêmaco Borba, falou sobre sua história com a cidade, cultivando boas lembranças com a região dos Campos Gerais. 

"Nasci em Telêmaco e vivi no município até o final da minha adolescência. Tenho um carinho imenso por essa região. Joguei vôlei na cidade e fui capitã de times da escola que estudei. Me mudei para Curitiba aos 18 anos, quando passei na Universidade Federal do Paraná para estudar Engenharia Mecânica", conta Amália.

Um dos destaques da nossa conversa foi o projeto da vereadora Amália para atuar na divulgação do ICMS Educacional para as prefeituras do Paraná. Em 2020, foi aprovado no Congresso Nacional uma nova lei que prevê uma divisão específica dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS. Quando o Estado repassa o ICMS para os municípios, uma parte desse repasse passará a ser feita obrigatoriamente baseada em índices de melhoria na qualidade da educação.

De acordo com a vereadora, o ICMS Educacional é uma excelente ferramenta para o avanço da educação no Paraná, fazendo com que os municípios recebam mais recursos. "Isso significa que os prefeitos terão um incentivo maior para investir em políticas públicas que melhorem a qualidade da educação. A educação pública precisa melhorar seus índices de qualidade e o ICMS Educacional é mais um caminho para chegarmos lá", destaca.

CORREGEDORIA - Na entrevista, Amália conta sobre seu mandato como vereadora, que completou 2 anos no início de 2023. A vereadora destacou sua atuação na Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que é responsável por monitorar a conduta dos vereadores, seguindo as regras do Regimento Interno da CMC.

“É uma função de muita responsabilidade, que eu busquei fazer com imparcialidade, na técnica e na seriedade, olhando para o nosso Regimento Interno e para as normas federais, estaduais e municipais”, destaca.

PROJETOS - A vereadora também desenvolve em Curitiba alguns projetos que permitem que a população tenha mais voz ao falar sobre os problemas da cidade. Um dos projetos se chama “Amália na Escola” e é desenvolvido em parceria com a comunidade escolar. A Amália vai até a frente das escolas e conversa com mães, pais e familiares dos estudantes sobre as melhorias necessárias em cada creche e escola da capital.

Além disso, Amália também produz vídeos (publicados em suas redes sociais: @amaliatortato) divulgando as reclamações da população sobre a estrutura da cidade. O "Fiscalizando a Prefs" é um projeto em que a Amália mostra a necessidade da Prefeitura de Curitiba promover obras e ações pelo município, trazendo soluções para problemas enfrentados pela população.

"São projetos que dão espaço para os cidadãos falarem sobre o que estão vivendo no dia a dia. O objetivo é ouvir o que a população tem a dizer sobre temas que realmente são relevantes para a cidade", finaliza.

A entrevista completa da telemacoborbense Amália Tortato você confere aqui, no www.oberekando.com.br

--

Em vários momentos de descontração na agradável conversa, o jornalista pediu que a vereadora seja portadora de um abraço ao Padre Donald Roth, que trabalhou em Telêmaco por vários anos, e hoje está no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Congregação Redentorista, localizado ao lado do Estádio Alto da Glória (Coritiba). Na ocasião, uma bonita surpresa e outro abraço, dela, enviado à Telêmaco, direcionado ao padre Ângelo Schemberger, que aliás, fez aniversário ontem: Ela foi coroinha, e também Ângelo, era o celebrante aonde ela servia, nas Santas Missas.

--

LEIA TAMBÉM:

TBORBENSE, AMÁLIA TORTATO É VEREADORA EM CURITIBA: Sua vida na Capital do Papel, seus 14 anos como aeromoça e a atuação política