ONLINE
10




Partilhe esta PŠgina

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


ALANA GARCIA COORDENA A UBS SOCOMIM
ALANA GARCIA COORDENA A UBS SOCOMIM

Ela destacou o momento de pandemia, a equipe e o atendimento

 x 

2021-08-07 às 00:05:51) O diálogo no final de expediente semanal da UBS Socomim, foi com a sua coordenadora, Alana Garcia. A sua chegada à Telêmaco, o momento de Covid, a gratidão com a comunidade e equipe e atendimentos, foram pautas. Ela é formada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, cidade de onde veio, quando chegou à Capital do Papel.

 

SOCOMIM: PRIMEIRO EMPREGO DEPOIS DE FORMADA

“Socomim, a UBS, na verdade, foi a minha primeira experiência como emprego, logo que eu me formei, então desde que eu entrei, está sendo uma oportunidade única de aprendizado pra mim, assim mesmo”, destacando aquilo que se aprende na faculdade, adicionado ao que se tem na prática, especialmente na qualidade de coordenadora que é, “mas essa equipe, desde que eu entrei, me recebeu muito bem. Eles me acolheram muito bem como uma recém-formada”, além da gratidão pela ajuda que recebeu por entenderem se tratar do novo emprego dela.

Disse que num primeiro instante para a população do bairro, houve aquele período de adaptação, pois estavam bastante acostumados com Amanda Kelly da Silva, que por bom tempo ficou na coordenação; mas que agora já houve adaptação. Isso, já não na relação equipe UBS – População, pois eles já há tempo, estão no mesmo local, lembrou.

 

ENFERMAGEM FOI COLOCADA POR DEUS, POIS NÃO ERA PLANO DE CARREIRA

Ela confessou que antes do Ensino Médio (EM), não tinha a pretensão de entrar pra área de Enfermagem, “mas eu realmente falo, que acho que foi Deus quem me colocou, para tocar as pessoas, para fazer a diferença na vida de alguém, porque realmente, eu fui terminar o EM, fui escolher um curso e escolhi a Enfermagem, mas não tem nenhum motivo especifico para isso, mas depois que eu comecei a fazer o curso, eu me encontrei, e hoje não me vejo fazendo outra coisa também”.

A deixado em situação complicada por pedir que citasse apenas dois professores que mais se destacaram em sua formação, pela UEPG, citou Ana Paula, e explicou que ela foi uma das que a instigou que procurasse a área de Saúde Pública e de Unidade de Saúde e Atenção Primária. A professora Elaine, foi a sua orientadora no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e fundamental na fase final deste. O tema do TCC dela foi “Violência contra a mulher”. Nesta oportunidade fora comentado com Alana que também as unidades de saúdes são hoje, por vezes, portas de entrada para que se descubram muitos casos de violência, que até então se obrigavam pelos agressores, que se mantivessem velados, ou ameaças a vítima aconteceriam, se revelados.

 

ENTRADA NA UBS ACALHA COM INÍCIO DA PANDEMIA, DOIS MESES DEPOIS

Ela iniciou no Socomim em janeiro, e o período em que estava se adaptando ao novo ofício, foi abruptamente interrompido pela chegada da pandemia. Citado isso na entrevista, - e com redundância - como uma forte aula prática, na prática!

 

ÁREA DA ENFERMAGEM, ASSIM COMO MEDICINA, É DOAÇÃO DE VIDA

Uma gratidão enorme que se guarda a todos os profissionais que escolherem a área de Saúde, é para com seus familiares, que se restringem, pela correria que a profissão exige, de tantos momentos com eles. Nesse sentido, citou a pedido do Oberekando, seus pais, a dona Marli e seu Pedro, e também o esposo, Daniel.

Na entrevista abaixo, na íntegra, a coordenadora citou cada membro da equipe, bem como os médicos, inclusive explicando quando é que são feitos os atendimentos na Unidade, bem como o serviço odontológico. Destacou a liberdade de trabalho que têm, dentro das demandas necessárias, e a disponibilidade em sempre atender, do secretário municipal de Saúde, Anderson Catto. Também lembrou da coordenadora geral das UBS de Telêmaco.

--

D