ONLINE
27




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

S

OBEREKANDO

AWEF

ds


5 anos da Escola Técnica de Ortigueira

346 jovens formados e mais da metade, contratados pela Klabin

Iniciativa realizada por meio de parceria entre a Klabin e o governo do Estado do Paraná oferece capacitação e desenvolvimento da mão de obra local e gera empregabilidade no município

FONTE: KLABIN

04/06/25 às 08:02:00) A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis de papel no Brasil, em parceria com o governo do Estado do Paraná e com apoio da Prefeitura de Ortigueira, celebra os cinco anos de atividade do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Florestal e Agrícola de Ortigueira, razão social da Escola Técnica de Ortigueira. Desde sua inauguração, que recebeu investimento de R$ 35 milhões, 346 jovens foram formados pela instituição, nos cursos técnicos em Operações de Máquinas Florestais, Manutenção de Máquinas Pesadas e Agronegócio. Atualmente, cinco cursos são ofertados, entre técnicos integrados com ensino médio, com duração de três anos, e subsequentes, destinados para quem tem o ensino médio completo, com duração de um ano e meio.

Entre os alunos formados, 55% foram contratados pela Klabin no período. Desses, 75% permanecem na Companhia, sendo 61% dos jovens formados pelo Curso Técnico em Operações de Máquinas Florestais - o que reforça a importância da iniciativa para a oferta de mão de obra qualificada na região. “Fizemos um investimento significativo na Escola Técnica e o retorno adquirido tem sido bastante expressivo. Ajudamos os jovens a tornarem-se profissionais qualificados e, consequentemente, geramos emprego e movimentamos o desenvolvimento da indústria e da região”, comenta Uilson Paiva, gerente da Klabin responsável pelo projeto. 

Ainda de acordo com Paiva, a Klabin absorve talentos mesmo antes de concluírem o curso. Atualmente, 10 alunos do período noturno de cursos técnicos de operações já estão contratados e operando nas unidades da Companhia, com destaque para o Programa de Aprendizagem em Operações de Máquinas Florestais, que oferece uma bolsa para trabalhar na Klabin, além de alojamentos na própria escola.

O Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira oferta os cursos técnicos de Operações de Máquinas Florestais, Manutenção de Máquinas Pesadas; Agronegócio; Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. 

Hoje, 90% dos estudantes matriculados são do município de Ortigueira e as mulheres representam 51% das matrículas da instituição. Uma das primeiras a se formar no curso de Técnico em Operações Florestais foi Estela Santos. Ao concluir o curso, ingressou na Klabin como operadora de picador e, hoje, atua como Instrutora Técnica Operacional e de Manutenção na Unidade Ortigueira. 

“O curso foi um divisor de águas na minha vida. Todos os professores e funcionários fizeram a diferença na minha trajetória e sou muito grata por eles. Se estou onde estou hoje, é graças ao CEEP”, afirma. 

Outro caso de destaque é o de Lucas Machado de Souza, que se formou em Técnico de Operações e Máquinas Florestais em 2023. “Após concluir o ensino médio, estava pesquisando cursos para minha formação, e a escola apareceu com boas recomendações. Desde o início, fiquei impressionado com a estrutura e, ao longo do curso, fiquei bastante contente com a qualidade de ensino. Hoje, atuo como Técnico Operador de Processos Florestais na Klabin, e recomendo demais o curso para quem quiser evoluir na carreira”, afirma Souza.

A Escola possui estrutura completa com salas de aula, laboratórios equipados, simuladores, biblioteca, banheiros, cozinha industrial, refeitório, quadra poliesportiva e área de lazer. Com capacidade para até 800 estudantes, o espaço ainda conta com alojamento na própria escola.

Para Sueli Aparecida Martins, chefe do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba: “A qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento de jovens para o mercado profissional. Chegar ao quinto ano da Escola Técnica de Ortigueira é um marco para nosso trabalho e reforça como o acesso à educação pode abrir portas para um futuro brilhante.”

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 16 mil empregos (entre próprios e terceiros), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. No Paraná, a área florestal da Companhia compreende o total de 679 mil hectares, sendo 40% áreas conservadas. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

--

QUER RELEMBRAR A INAUGURAÇÃO DA ESCOLA, EM MATÉRIA FEITA PELO OBEREKANDO? CLIQUE AQUI!