ONLINE
9




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

a

A

S

D

C

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

sd


Com quinto mandato, Cesinha falou ao Oberekando
Com quinto mandato, Cesinha falou ao Oberekando

Presidente da Câmara, ele se reuniu recentemente com o prefeito e vice, e comando da PM e Conseg

 X

2016-10-14 às 13:26:01) O presidente da Câmara Municipal de Telêmaco Borba, Mário Cesar Marcondes, que inclusive conquistou no último dia 02, o seu quinto mandato, aliás, tendo já em dois desses, a oportunidade de exercer a liderança do Poder Legislativo, falou com exclusividade ao Oberekando.

s

“Minha principal preocupação é com o orçamento público”, explicou. Neste sentido, ele se reuniu com o prefeito eleito, Márcio Matos, a vice, Rita Araújo, juntamente com a Comissão de Economia, Orçamento e Fiscalização da Casa de Leis, além dos controladores do Executivo e também Legislativo. “Passamos a eles as metas a serem atingidas na gestão de Luiz Carlos Gibson”.  De acordo com Cesinha, a primeira coisa perguntada pelo futuro chefe do Executivo, foi pela guarda municipal, onde foi o informado que para isso, dentro do PPA (Plano Plurianual) está reservado 1 milhão e 400 mil para tal. “Em três horas de reunião, passamos um Raio X – as prioridades de TB. Teremos uma segunda reunião nesse sentido e uma também com o prefeito Gibson”.

 

COMANDO DA PM E CONSELHO DE SEGURANÇA

s

Enquanto discutiam, chegaram à Câmara e muito oportunamente foram convidados a compor a reunião, o tenente-coronel Mauro Rolim de Moura – comandante do 26ª Batalhão da Polícia Militar, e o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Carlos Alberto Rodrigues, sendo que o primeiro passou a todos um retrato da PM no município, e que já estão nas ruas da cidade, de dois a dois e armados, os soldados alunos da Escola Militar, bem como que a formatura destes, em sua totalidade, deverá acontecer já em janeiro. Marcondes frisou que tanto ambos, assim como ele e o vereador Toto, o prefeito Gibson, representantes do Ministério Público e da Klabin e a prefeita de Ortigueira, foram recebidos recentemente pelos comandantes estaduais das Polícias Militar e Civil, em Curitiba, para discussão, não só das necessidades eminentes de T.Borba neste quesito, como exposição por parte deles, do que a cidade pode aguardar do Estado, em medidas práticas.

Das sobras da Câmara, inerentes à verba enviada do Executivo para o Legislativo, e que anualmente é direcionada um setor a recebê-las, será visto com o Tribunal de Contas do Estado a melhor forma de que a Polícia Militar a tenha, para investimentos em seu melhor aparelhamento, bem como à Civil. Ainda de acordo com o vereador, o que se pratica hoje é o princípio da continuidade, e nesse sentido, questionado pelo Oberekando, afirmou que a construção do IML é de interesse do novo prefeito.

 

NOVOS VEREADORES E LEGISLATURA

Antes de atender ao site, ele estava reunido com mais um dos novos vereadores eleitos.  “Tenho me reunido com eles e falado da união, e que possamos pensar na instituição Poder Legislativo”.

Outra lembrança do presidente foi quanto ao horário em que se realizam as sessões ordinárias, que antes eram às 20 horas das segundas-feiras. “Não vinha quase que ninguém à Câmara”, lembrando da ausência da população em plenário. Com o novo regimento que vem sendo elaborado, uma das mudanças poderá ser no horário, que atualmente sendo 17:30, é visto por boa parcela dos telêmacoborbenses, como muito cedo. “Não temos que agradar com o horário das sessões, aos vereadores, mas sim à população!”. Epigrafou. Quando pedido que ele avaliasse o quadro de vereadores a assumir em 1ª de janeiro de 2017, sintetizou: “A cada legislatura que estamos tendo, há um crescimento muito grande: As pessoas vindo com vontade de mudança, de aprender e de ter participação”.

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM