ONLINE
3




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s  

D

 

MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


TB: APÓS DÉCADA, INAUGURADO HOSPITAL REGIONAL

Ocasião teve a presença do governador Beto Richa, deputados, prefeitos da região e assinatura de mais investimentos da Sanepar

2018-04-02 às 16:44:01) Foi na gestão do prefeito Márcio Artur de Matos, que enfim, aconteceu a inauguração do Hospital Regional de Telêmaco Borba. Para isso, ele foi anfitrião do governador Beto Richa, do secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto. De Valdir Rossoni que comanda a Casa Civil, do presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, dos deputados estaduais Plauto Miró, Márcio Pauliki e Alexandre Curi, além do federal, Sandro Alex. A vice-prefeita, Rita Mara de Araújo, bem como os vereadores com seu presidente Maurício Diógenes de Castro, além de diversos secretários municipais, sobretudo Ede Pukanski, da Saúde, prestigiaram o evento. Roberto Amatuzzi Franco, diretor da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco, foi quem conduziu o governador durante a visita ao hospital após inaugurado e é o representante do governo para a pasta, e batalhou para que esse fato se desse. Arthur Canhisares que é diretor industrial de papeis da Klabin, André Coraiola – diretor do Instituto Dr. Feitosa, o médico Marcelo Ekerman e Paula Pontara, da Fateb foram convidados nominados.

Na inauguração estava também o presidente da Acitel, Marcelo Diniz.

Inicialmente a unidade terá como foco o atendimento materno infantil e contará com 25 leitos na Maternidade, 10 de UTI Neonatal e 4 salas de centro cirúrgico e obstétrico, e quando entrar em funcionamento, informou-se de que serão 124 leitos, sendo 10 de UTI adulto, 10 UTI Neonatal, e 10 de cuidados intermediários.

Usando da palavra, Caputo disse dos muitos feitos dentro de sua secretaria, que foram possíveis graças ao governador Beto Richa, que deu-lhe amparo de trabalho. Ele elogiou o esforço do prefeito Márcio e agradeceu a cada profissional que está a postos para iniciar o atendimento no HR. Caputo fez um retrospecto de como eles receberam a obra quando o governador assumiu o mandato pela primeira vez, e disse que mais que os investimentos, o que consumiu maior demanda foi o conserto e adequações, devido às falhas de projeto na estrutura.

O prefeito Márcio, que pela função exercida toda a vida, tem uma história de luta para a conclusão desta obra, falou do quão importante é o dia de hoje não só para a cidade, como à região que será beneficiada pelo hospital. Matos enalteceu ainda as demais ações de sua administração, como o fortalecimento dos vínculos com a UEPG trazendo o curso de Direito, a implementação de um centro de eventos à altura da cidade, investimentos da Sanepar e tantas outras iniciativas. Da Sanepar, inclusive, foi o início do protocolo, onde foram assinados liberação de obras com valores de R$ 52 milhões para ampliações do sistema de abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário.

O governador Beto Richa, que deixa o cargo neste dia 06 para concorrer a uma vaga no Senado, fez uma avaliação de suas duas gestões, dos desafios e conquistas conseguidas. De Telêmaco, disse dos investimentos em Segurança e obras de Saneamento, por exemplo, conseguidas pelo município. Ao fim da inauguração, Michele acrescentou da unidade descentralizada do Erasto. Antes disso, um heliporto foi outra medida que segundo o governador, será outra prioridade dentro dos limites do HR, pois dará dinamismo ao serviço Aeromédico, que recentemente teve uma nova unidade implantada, a dos Campos Gerais, em Ponta Grossa.

 

PREFEITOS DA REGIÃO NO HR DE TB

d

Os prefeitos da região também foram chamados para junto do governador: Natanael Nato Moura, de Curiúva, que veio acompanhado de seu secretário de Saúde, Christiano Borges, também Lauir de Oliveira, o Lauzinho, juntamente com o vice-prefeito Jocelino Couto de Imbaú, a prefeita Lourdes Banach e a vice-prefeita de Tibagi, Helynez Ribas. Neto Hornung e seu vice, Ricardo, além de vereadores. Neto falou do sucesso da festa dos 97 de Reserva.

O prefeito Nato, recentemente, teve em sua cidade, a maior liberação de obra da história da cidade em saneamento básico e para isso, recebeu a visita do presidente da Sanepar, Mounir. Lauzinho, também há poucos dias, esteve na inauguração da base do serviço Aeromédico dos Campos Gerais, em Ponta Grossa.

s f s

 

--