ONLINE
5




Partilhe este Site...

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

zs

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Seminário Descentralizado NUCRESS define propostas
Seminário Descentralizado NUCRESS define propostas

Os trabalhos foram abertos pela vice-prefeita Rita

FONTE: PMTB

D

2017-11-30 às 06:47:39) O II Seminário Descentralizado do Serviço Social e População em Situação de Rua – NUCRESS Telêmaco Borba e região, aconteceu no dia 17 de novembro e teve por objetivo debater o exercício e a ética profissional de profissionais com formação em Serviço Social ligados à temática, bem como de profissionais de demais áreas de políticas setoriais.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social Rita Mara de Araújo abriu os trabalhos no período com a acolhida aos participantes.

O representante do Movimento Estadual da População em Situação de Rua, Norley Anderson, apresentou as demandas da população em situação de rua na conjuntura política nacional.

A conselheira do CRESS e coordenadora da COFI, Tamires Oliveira, suscitou o debate sobre o atendimento que as políticas de Assistência Social e de Saúde devem ofertar a população em situação de rua, em consonância com a política nacional da PSR, na perspectiva do compromisso ético e político da categoria de assistentes sociais com a qualidade do serviço prestado a esta população, salientando que esta população são sujeitos de direitos, bem como de responsabilidade do Estado em suas três esferas de governo a oferta destes serviços.

Na conclusão dos debates, foram articuladas ações estratégicas para possíveis reestruturações dos serviços ofertados a população de rua, das quais seguem propostas:

- Implantação de um Centro de Pop no município de Telêmaco Borba, posterior a um levantamento de um diagnóstico da realidade local;

- Reestruturar o atendimento disponibilizado no Albergue Municipal; além de reavaliar o aumento de recursos provenientes, bem como a Equipe Técnica;

- Reordenamento dos serviços socioassistenciais do município, principalmente com demanda de população de rua;

- Fomentar discussões referentes às abordagens sociais, visto que há dificuldades nos procedimentos em razão da pessoa que está e mora na rua, alcoolizada ou sob efeito de drogas;

- Fortalecer a articulação em rede;

- Disponibilidade ou construção de espaços para que a população de rua possam usufruir do mesmo e também de banhos;

- Reestruturar a Equipe Técnica do Centro de Atenção Psicossocial, visto que atuam com equipe mínima;

- Capacitação de forma continuada a todos os profissionais envolvidos com demandas de população de rua.

No período da tarde, foi realizada uma palestra e em seguida uma oficina com a equipe técnica da COFI.

No primeiro momento apresentaram-se aos profissionais as implicações e compromissos éticos do trabalho profissional no atendimento à população em situação de rua, bem como as resoluções do conjunto CFESS/CRESS que respaldam o agir profissional em articulação com as problematizações sobre a especificidade deste trabalho. Após, foi realizado trabalho de grupo para debater as relações cotidianas no processo de atendimento da população em situação de rua, tendo como referência as reflexões apresentadas no evento.

O sucesso do evento se deve a parceria do CRESS/NUCRESS com a Prefeitura de Telêmaco Borba, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação que ajudou na operacionalização do som e transmissão do seminário ao vivo na página do CRESS para todos os profissionais do Estado.

Os encaminhamentos do II Seminário serão levados para o prefeito e secretários das políticas de Assistência Social e de Saúde para providencias cabíveis.

Também se definiu a realização de outro seminário em 2018 para avaliar os avanços do município na implementação de ações concretas para a população em situação de rua.