ONLINE
18




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

X

swd

S 

D


MÁRCIO DE LIMA É DIRETOR CLÍNICO EM CURIÚVA
MÁRCIO DE LIMA É DIRETOR CLÍNICO EM CURIÚVA

Desde julho, tem ele esta incumbência no Hospital Municipal

 s

2021-08-18 às 03:32:37) A entrevista desta terça-feira, dia 17, foi com o Dr. Márcio Paulo de Lima, na Unidade Básica de Saúde da Vila Bigon, em Curiúva. Ele, que há cerca de um mês, foi escolhido pelo prefeito Nata Nael Nato Moura dos Santos, para dirigir, clinicamente, o Hospital Municipal local.

 

DIRETOR CLÍNICO

“De fato, a partir de 12 de julho passado, fez um pouquinho mais de um mês, nós assumimos a direção clínica do Hospital Municipal de Curiúva. São dois lados ai, não é! Primeiro, um prazer muito grande, uma alegria do reconhecimento, da lembrança do nome, e a gente fica feliz com a Administração... o prefeito Nato, o secretário Christiano (Borges), o diretor de Saúde, Neilor (Costa), que são pessoas que dão base, sustento e estabilidade para o nosso trabalho. Não só meu, como para os meus colegas todos aqui, do município de Curiúva. Há que se ressaltar isso, há que se elogiar quando é necessário, porque criticar é muito fácil! E a gente têm tendência, o ser humano, à crítica, e não enaltecer as coisas boas que funcionam. Então nesse aspecto, dizer que o trabalho da Saúde é muito árduo, muito difícil. É uma área que quanto dinheiro investir, é um dinheiro que se gasta, não tem fim... nunca vai se acabar a necessidade na área de Saúde! Mas a gente vê aqui em Curiúva, uma organização, uma forma de trabalhar com muita correção, com muito cuidado, e zelo com a coisa pública, e isso traz resultados! Lá na ponta traz resultados! Então por um lado a gratidão de ter sido lembrado, por outro, a responsabilidade muito grande de levar esse trabalho adiante, desempenhar esse papel, mas com tranquilidade, porque eu conto com a confiança de meus colegas, conto com a confiança da Administração, e com o apoio e o carinho da população, que é uma coisa que não tem faltado para a gente!”.

 

GRATO PELA CHANCE DE TER VOLTADO PRÓXIMO DA FAMÍLIA!

Ele explicou que ter vindo à Curiúva foi um divisor de água na carreira dele, que iniciou-a em Cascavel, depois Blumenau (SC), e após voltou ao Paraná, até para ficar próximo dos familiares, pois é natural de Figueira.

O contato e convite foi de Nato, por meio de Neilor, para compor o quadro da Saúde local. Disse não se cansar de expressar a alegria que tem, seja pela receptividade da população, como também da equipe que compõem.

 

COVID: ÊXITO NA ESTRATÉGIA VACINAL E DE PREVENÇÃO

Na ocasião de gravação da entrevista, oito dias sem novos casos registrados de Covid, e ele elogiou a forma célere da vacinação, que tem já há alguns dias, convocada a população de 18 anos, e cujos curiuvenses, têm feito adesão em massa pela imunização. Destacou o trabalho de cada profissional, como os agentes de Saúde, enfermeiros, motoristas, médicos, técnicos, e a cada um.

QUADRO ATUAL: Também são cinco casos ativos, leves, aonde as pessoas estão se tratando em casa, ambulatoriamente, “tranquilos, e há muito tempo já, não temos pacientes internados”, resultado, segundo ele, da vacinação, quando aproveitou e registrou méritos ao Neilor e equipe de Epidemiologia, “que trabalham diretamente com números, estratégias, pensando as coisas, pensando em como fazer, e aqui em Curiúva, deu tudo muito certo”.

Quanto a estes oito dias, falou ele com muito propriedade, “é um fato a comemorar, mas não é uma carta de alforria, infelizmente! Infelizmente, porque nós temos variantes aparecendo, a Delta, que está vindo forte”, explicando que nesse momento no País, a variante Gama é a predominante, mas a Delta é muito infectiva, e que ela não está fazendo mais estragos, justamente pelo avanço do número de já vacinados.

CASO TARCÍSIO MEIRA, COM DUAS DOSES: Como aconteceu com o querido ator, usado como exemplo na entrevista, o seu falecimento! Ele, idade avançada, com diversas comorbidades, já tinha recebido as duas doses! Não vale a pena jogar com a alternativa de já ter sido imunizado, e por isso, vacilar nos cuidados, segundo Márcio. Jamais aqui, pré-julgamento que houve no caso do ator, descuido!

O próprio entrevistado, apesar de toda exposição que a profissão lhe impôs, também, já com as duas doses, em maio último, foi acometido, felizmente de forma leve, e na época, teve que se afastar: “A gente tem que continuar usando máscara, continuar higienizando as mãos, continuar o distanciamento, até que nós tenhamos duas doses, entre 70 e 75% da população”.

Elogiou e defendeu o Sus, e a atenção básica por ele preconizada, e o sistema de acompanhamento longitudinal, que é aplicado em uma unidade básica de Saúde (UBS), quando, por exemplo, o mesmo médico, ou a equipe, acaba acompanhando a paciente grávida, o bebê, a criança, o adolescente, e enfim, conhece a raiz patológica, de saúde e social, da família.

 

LIVE COM A APAE, DR. MÁRCIO E ELENICE, NA SEMANA DO EXCEPCIONAL

Neste sábado, às 14 horas, a convite da Apae, tanto o médico quanto sua esposa, a terapeuta Elenice Lima, estarão participando de uma live quando vão abordar tema inerente, e será transmitido pela página dele, no Instagram @doutor.marciopaulo. Ano passado ele já participou, mas fora entrevista na rádio. Além, claro, de dar maior visibilidade ao lindo e valoroso trabalho das Apaes, neste ano, eles discorrerão sobre os malefícios do uso excessivo das mídias digitais, os limites, e até mesmo a prematuridade com que as crianças a essas, estão sendo introduzidas, ou deixando-se ser, tendo como exemplo, o uso do celular.

A entrevista foi encerrada com agradecimentos do profissional, novamente, à toda a Saúde, ao prefeito Nato, ao vice, Tuil Ajuz, e especialmente, à população de Curiúva, aonde não se esqueceu de pedir que todos não deixem de se prevenir, com os protocolos ainda solicitados!

 

 

LEIA TAMBÉM:

MÁRCIO LIMA ESTÁ NA LINHA DE FRENTE EM CURIÚVA: Tendo sua especialidade em Psiquiatria, abordou também a pandemia e o cotidiano.

A TERAPEUTA ELENICE LIMA E TEMPOS DE COVID: Um bate-papo muito esclarecer, que acrescentará a pais e filhos.

--

D