ONLINE
12




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Klabin desenvolve aditivos de irrigação renovável
Klabin desenvolve aditivos de irrigação renovável

Com matéria-prima de suas próprias florestas, a Companhia identificou mais um benefício inovador da celulose microfibrilada

FONTE: KLABIN

2021-06-16 às 07:34:40) Quantas coisas são possíveis fazer a partir das florestas? Essa é a constante pergunta que a Klabin faz na busca incessante por estratégias de pesquisa e inovação que promovam soluções para um futuro cada vez mais sustentável e renovável. Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin apresenta uma nova aplicação para a celulose microfibrilada (MFC), proveniente da madeira de suas florestas, como substituta aos aditivos de irrigação não renováveis, por exemplo, os derivados do petróleo. Essa é mais uma iniciativa do esforço conjunto das áreas de pesquisa florestal e industrial da empresa.

A MFC é uma rede de microfibrilas de celulose, em uma escala micrométrica, produzida em sua totalidade a partir da polpa celulósica de árvores cultivadas. A Klabin produz a MFC em seu Parque de Plantas Piloto, localizado em Telêmaco Borba (PR), que simula uma unidade fabril para a realização de estudos e testes industriais em frentes de pesquisa relacionadas à lignina e a MFC, que norteiam futuras oportunidades de negócio para a Companhia.

Na prática, esta inovação com MFC no plantio florestal,  ajuda a reter a água próxima a muda, com liberação mais lenta, aumentando o tempo de umidificação destas mudas, que se tornarão nossas florestas industriais. Além disso, a MFC possui a capacidade de substituir 100% dos aditivos tradicionais de irrigação, muito utilizados nos momentos quando as condições de clima são adversas e há períodos de seca, dessa forma, a solução exerce a mesma função dos aditivos sintéticos que alteram a viscosidade da água.

“Temos um enorme potencial de extração de subprodutos a partir da nossa principal matéria-prima, as árvores de florestas plantadas. Utilizar a MFC para a irrigação do solo reitera as inúmeras possibilidades de fonte renovável que temos pela frente, e reforça o objetivo da Klabin de priorizar o desenvolvimento cada vez mais sustentável”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

A MFC já foi utilizada em outro desenvolvimento pela Klabin, em abril do ano passado, quando a Companhia, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e a indústria de cosméticos &CO (antiga Apoteka), finalizou, em tempo recorde, os testes para a produção de álcool em gel feito a partir da celulose microfibrilada. O produto substitui o carbômero, um importante componente utilizado na fabricação de cosméticos e álcool em gel, que teve alta de preço devido à demanda mundial crescente por conta da pandemia de COVID-19, reforçando as oportunidades de aplicação desse material sustentável.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

LEIA TAMBÉM:

MINUTO KLABIN 90

MINUTO KLABIN 89

MINUTO KLABIN 88

SEMEANDO EDUCAÇÃO DA KLABIN, NESTE DIA 06: Live trará atual cenário desafiador e premiação das iniciativas dos docentes.

Live Klabin Semeando Educação foi sucesso. Mais de 2.500 pessoas na homenagem ao Dia dos Professores

Klabin e vencedores do 1° Concurso Boas Práticas. Iniciativa do Programa Klabin Semeando Educação

MINUTO KLABIN: ANIVERSÁRIO DE 122 ANOS!

KLABIN E DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA INTUBAÇÃO. Ela se junta a outras empresas na aquisição de 3,4 milhões em insumos vindos da China

KLABIN DOA MAIS 9 RESPIRADORES COM MONITORES. Beneficiadas são as cidades dos Campos Gerais

MINUTO KLABIN 87

MINUTO KLABIN 86

MINUTO KLABIN 84

MINUTO KLABIN 83

MINUTO KLABIN 82

MINUTO KLABIN 81

NO MINUTO KLABIN RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS NA PREVENÇÃO AO COVID 19

--

D