ONLINE
25




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Escola Municipal de Dança e grande atração
Escola Municipal de Dança e grande atração

O espetáculo The Fairy Doll, dias 5 e 6, é apresentação de gala e gratuíta

FONTE: PMTB

te

04-12-2014 às 20:29:45) Em cartaz, nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, no Teatro Municipal da Casa da Cultura, o espetáculo The Fairy Doll.

O evento da Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação é de iniciativa da Escola Municipal de Dança, sob a coordenação do professor Renan Castellón.

Este será 36º festival realizado pela Escola de Dança.

No dia 5, sexta-feira, a partir das 20 horas e dia 6, sábado, a partir das 16h30, em ambas as apresentações com entrada franca.

APRESENTAÇÃO

A Dança é uma manifestação artística de profunda presença na cultura Brasileira.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, possibilita que jovens aspirantes da dança consigam realizar o sonho de se tornar bailarinas profissionais com marcante preocupação em formar cidadãos.

Com as aulas de dança desperta as múltiplas inteligências, sensibiliza e oportuniza a criação colaborativa e a possibilidade de perceber que a arte se desenvolve a criatividade, percepção, sensibilizando o corpo e principalmente a autonomia na criação.

E motivo de orgulho ver que nesta oportunidade apresentamos o 36º Festival de Dança com o Ballet "THE FAIRY DOLL" sob a direção do Professor Renan Castellón e a Professora Maria Amaral, profissionais com currículo invejável e uma dedicação extrema às alunas de nossa Escola Municipal de Ballet.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ESPETÁCULO

THE FAIRY DOLL

Coreografia: Maria Amaral

Direção: Renan Castellón

Em um lugar muito distante da Rússia, existia uma loja de brinquedos cujo nome era "THE FAIRY DOLL" onde continuamente um menino ficava o dia todo observando o movimento e admirando os brinquedos através da vitrine.

Certa tarde, uma mãe e seus dois filhos entraram para fazer compras, porem o curioso menino aproveitando – se da distração dos vendedores, entrou na loja e ocultou – se até o anoitecer, fechada a loja ele ficou preso.

A meia – noite, ruídos, sombras e movimentos estranhos atormentam o menino, assustado tenta fugir, mas depara – se com uma bela boneca como uma fada dançando na sua frente e aos poucos outros brinquedos dançam ao seu redor.

É tudo muito estranho, o menino está ficando diferente, uma das bonecas que mais parece uma fada o envolve e o obriga a dançar.

Mas ela é somente uma boneca?

Ele não é apenas um menino?

A Boutique é apenas uma loja de brinquedos...

Amanhece e tudo parece normal, porem na loja algo mudou (o menino curioso transformou – se em um boneco Pierrot).

COLORIN, COLORADO ESTA HISTÓRIA A TERMINADO!

BIOGRAFIA DOS ORGANIZADORES

MARIA AMARAL, Paranaense, formada em Ballet clássico pelo CDC (Curso de Danças Clássicas) do Teatro Guaíra – Curitiba em 1969. Foi primeira bailarina do corpo de baile de Teatro Guaíra até 1979, fez diversos cursos de aprimoramento no exterior com maestros de renome internacional tais como: Raissa Strushkova, Assari Plissetsky, Nikolay Agrushkov, Emma Sintani, Yurek Szabelevski, Renan Castellon, Tatiana Leskova e outros. Especializou – se em metodologia do ensino de ballet clássico da Escola Russa de Agripina Vaganova, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Dança Teatro, Dança Folclórica, Dermi – caráter e técnicas de circo. Dançou os papeis principais de Ballets de repertorio como: Raymonda, Giselle, Coppélia, Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, Dom Quixote, Corsário, Carmem, Amor Brujo, Spatacus e muitos outros ao lado de bailarinos de sucesso internacional como: Ana Botafogo, Jair Moraes, Aldo Lotufo, Vanderley Lopes, Eleonora Greca, BetinaDalcanalle, Hugo Delavalle. Já foi diretora artística o "Ballet Jovem de Renan Castellón"- Curitiba. Dirigiu sua própria academia "Ballet de Maria Amaral" por 12 anos em Curitiba, onde formou excelentes bailarinos que hoje atuam em Companhias nacionais e no exterior. Em 2001 formou o "Corpo de Baile e Dirigiu a Escola Municipal da Fundacam" – Campo Mourão. Como bailarina e coreógrafa foi ganhadora de inúmeros prêmios em grandes festivais de Dança, tanto no Brasil como no exterior. Atualmente leciona na Escola de Dança de Telêmaco Borba – PR. Ensina técnica de ballet clássico, teoria da dança, técnica de pontas e toque de castanholas.

RENAN CASTELLÓN, de nacionalidade Boliviana, professor e coreógrafo diplomado no Ballet Oficial de La Paz – Bolívia tem formação completa em dança clássica e paralelamente em Dança espanhola. Trabalhou com eminentes maestros: Graciela Urquidi – Augusto V. Saavedra – Carmem Bravo – Emma Sintana (Bolivia); na Argentina com Olga Kirova – Giachero – Olga Ferri – WasilTupin – Angel Periccé e outros; no Brasil com Berta Rosanova – Marilia Franco – Clay Morgan, YureckSchabelewski e outros. Como profissional excursionou por vários países como: Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, México, China, Rússia, Tchecoslováquia. Trabalhou como bailarino, professor e coreografo em Companhias de dança nacionais e internacionais: Ballet Teatro Guaira (Curitiba – PR), Escola de Dança Diclea Ferreira (Pelotas - RS), Ballet Oficial de La Paz – Bolivia, Kuslan Ballet (Santo André – SP), Ballet Emma Sintani (Ponta Grossa – PR), Ballet Teatro Universitário (Londrina – PR) e outros. É continuamente convidado a participar de grandes festivais: Enda (São Paulo), Stage Argentino de La Danza (Buenos Aires - Argentina), Bento em Dança (Festival MERCOSUL), Festival Chapecó – SC, Festival Ponta Grossa, Festival de Dança Campo Mourão, ENAF (Poços de Caldas), Cochabamba – Bolívia e outros. Possuem inúmeros diplomas e prêmios, certificados nacionais e internacionais e orgulha – se em ser "CIDADÃO HONORÁRIO" de Telêmaco Borba, cidade que escolheu para formar seu lar e sua vida. Atualmente é Diretor da Escola Municipal de Dança de Telêmaco Borba.

 

Leia Também

Professor de TB ministra oficinas de dança na Bolívia (Fonte PMTB)