ONLINE
24




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Industrialização de TB será fomentada por 52 empre
Industrialização de TB será fomentada por 52 empre

Expansão do Distrito Industrial e cessão de áreas são apresentadas ao empresariado

Crédito: PMTB

ind

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Trabalho e da Indústria Convencional, reuniu, nesta terça-feira (3), no Auditório do SESI/SENAI, empresários e responsáveis por setores de infraestrutura para tratar sobre a Expansão do Distrito Industrial e Concessão de Áreas em Telêmaco Borba.

O encontro foi dirigido pelo secretário do Trabalho e Indústria Convencional Joalmir Pucci e contou com a participação do prefeito Luiz Carlos Gibson, o vice-prefeito pastor Dã Cortez e do vice-presidente da Câmara Mauricio de Castro.

Na reunião, observou-se que toda etapa que compreende a área para a expansão está adiantada, necessitando a elaboração do edital para que permita o processo de licitação.

Participaram da reunião os secretários municipais, Irineu Gobo Filho (Administração), Benedito Alves Júnior (Finanças), Fernando Gabriel (Planejamento), Gilberto Stremel Júnior (Procuradoria), Carlos Alberto Jacovacz (SESI/SENAI), Rafael Polak (Sanepar), Expediterson Braz Marques (Sebrae), Rangel Homung (presidente do Sindimatel), Vanderley Barbosa Filho (Copel) entre outras autoridades.

"Tudo que pudemos realizar, por parte da nossa secretaria, para que as cessões de áreas sejam disponibilizadas, nós fizemos. Entendemos que a burocracia da Lei nos impede que avancemos mais rapidamente e que tenhamos estas e outras empresas estabelecidas no nosso Distrito Industrial. É um trabalho que exige todo um planejamento e por isso nos colocamos a inteira disposição para ver este processo iniciado o mais breve", comentou o secretário de Indústria Joalmir Pucci.

Expansão Industrial

A respeito da expansão, o chefe de Divisão de Desenvolvimento Econômico, Elieser Meira, explicou que existem 52 pedidos protocolados por áreas para implantação de empresas no município.

Entre os anos de 2010 e 2011 foram adquirida uma área total de 198 mil metros quadrados, tendo como vias de preservação 30,7 mil metros quadrados e para implantação de empresas 167, 3 mil metros quadrados, áreas estas próximo ao Triângulo.

Foram obtidas as licenças ambientais junto ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) em dezembro de 2013.

Para auxiliar nos serviços de terraplanagem que estão sendo feitos pelas secretarias de Obras e Planejamento, a Prefeitura, está contratando dois tratores esteiras, com investimento no valor de R$ 247 mil.

Infraestrutura

Representantes da Copel e Sanepar reafirmaram, no encontro, a ampliação em suas capacidades de atendimento as novas empresas que foram se instalar no município.

Por parte da Copel, a ampliação da Rede de Energia Elétrica, está garantida com a Subestação que foi implantada próxima a Braslumber, dobrando a capacidade no atendimento aos industriários.

A Sanepar deu parecer positivo afirmando haver um convênio que permite atender uma capacidade três vezes maior do que a atualmente.

A empresa de telefonia Oi foi consultada pela Secretaria de Indústria e sinalizou afirmativamente quanto às questões envolvendo telefonia e internet.

Futuras Instalações

As 52 novas empresas, que pretendem se instalar em Telêmaco, requerem uma área no Município de mais de 370 mil m².

A Prefeitura está realizando o processo de desapropriação de áreas junto a Klabin, obtendo duas áreas, próximo a empresa Revita, uma de 207 mil m² e outra e de 157,4 mil m², totalizando 364, 4 mil m², no valor de R$ 1, 795 milhão.

Cessão de Área

Os empresários interessados em participar do Programa de Desenvolvimento Econômico, para fazerem jus aos benefícios e incentivos da Lei 1839/2011 devem apresentar os pedidos ao COMDETEL (Comitê Gestor De Desenvolvimento Econômico de Telêmaco Borba).

Como forma de contribuir com as empresas que possuem solicitação de área para o cumprimento da Lei a Prefeitura, através da Secretaria de Indústria foi firmado um convênio com o SEBRAE que subsidiará 80% dos custos de consultoria.

Etapas para a Cessão da Área

*Apresentação do projeto pelo SEBRAE

*Regulamentação – Lei 1839/2011 – Secretaria Municipal de Trabalho e Indústria Convencional

* Processo Licitatório – feita por meio da Secretaria Municipal de Administração

* Avaliação do COMDETEL

* Processo final a Assinatura dos Contratos