ONLINE
13




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

X

swd

S 

D


Inaugurada Sala de Orientação e Estimulação
Inaugurada Sala de Orientação e Estimulação

Espaço municipal é destinado para as crianças com deficiências

FONTE: PMTB

2021-08-30 às 08:58:01) A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER), inaugurou na última segunda-feira (23) a Sala de Orientação e Estimulação para crianças com deficiências.

O espaço tem o objetivo de atender pais e filhos, num momento de aprendizado por meio de conversas, palestras, troca de experiências e orientações a respeito de atividades de estimulação motora, visual e cognitiva.

A professora e técnica do Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto (Nadepar), Silvana Dias, responsável pelas atividades da sala tem um filho de três anos com Trissomia do 21, disse que aguardava ansiosa pela funcionamento do espaço. “Eu sei na prática como os pais ficam perdidos ao receber o diagnóstico de deficiência dos filhos e como os grupos de apoio são o braço forte que os ajuda a levantar”, relatou.

Para professora Silvana todas as pessoas que têm filhos com deficiência sabem que no momento do diagnóstico é bem comum, os pais desenvolverem o que se chama de “luto”,  esse sentimento é natural, e deve passar. “Mas é um momento difícil, os pais não sabem o que fazer, não sabem quem procurar, por onde começar, choram, se desesperam, sofrem, e nesse momento é muito bom podem conversar com pessoas que já passaram pela experiência, pessoas nos guiam, nos acalmam, nos dão esperança e fortalecem. Eu encontrei muito apoio quando precisei, agora é hora de apoiar as pessoas que precisam, é hora de retribuir”, afirmou.

Quando uma pessoa nasce com deficiência, a estimulação precoce é essencial, e começar as terapias, os encaminhamentos especializados e ajudar com estimulações em casa, são ações que vão possibilitar o bom desenvolvimento da criança.

Neste sentido, o espaço do NADEPAR é muito importante, pois as crianças terão lum lugar apropriado para serem estimuladas enquanto os pais aprendem, recebem dicas, trocam experiência e se apoiam entre si.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Nunes Flores, é importante garantir que as pessoas com deficiências tenham oportunidades. “Nós acreditamos nas pessoas, acreditamos na inclusão e nos benefícios que ela traz para toda sociedade, e temos certeza que iremos colher os frutos dessas ações através de um futuro melhor para todos”, finalizou.

A Sala de Orientação e Estimulação para crianças com deficiências fica no Prédio da Casa da Cultura e atende as segundas-feiras às 18h30. Mais informações com a professora Silvana no telefone 9 9922- 2977.

--

D