ONLINE
19




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


IDF E A COMUNIDADE
IDF E A COMUNIDADE

Dia Mundial Sem Fumo

FONTE: IDFs

2018-05-30 às 00:17:52) Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a principal causa de morte evitável, o cigarro continua viciando pessoas a cada dia. Hoje, por exemplo, um terço da população mundial adulta, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, são fumantes.

Além de prejudicar quem fuma, a fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, e acaba por prejudicar também quem fica por perto, aumentando o risco de doenças. Dados mostram que sete não fumantes morrem por dia em consequência do fumo passivo, que também aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto.

Para os fumantes, a expectativa de vida diminui consideravelmente. A chance de viver até os 73 anos, é de 42%, já para o não fumante, é de 78%. E tem apenas um caminho para evitar todas essas más consequências, que é: tomar a decisão de parar de fumar!

Aqui temos algumas dicas dadas pelo Hospital IDF que ajudará quem opta por parar de fumar:

Primeiramente é preciso ter consciência de que o tabagismo é uma dependência química, e sendo assim, pode ser que a pessoa apresente sintomas desagradáveis ao ficar sem fumar por algum tempo.

Há duas maneiras de parar de fumar:

- Parada imediata: nesta você escolhe a data e a partir desse dia, deixa de fumar.

É importante ter em mente que esse dia não será de sofrimento, mas sim de busca rumo a uma nova conquista. Faça dele uma ocasião especial, não tenha cigarros por perto. Procure fazer coisas para se distrair e relaxar.

- Parada gradual: esta consiste em reduzir os números de cigarros por dia. Ou ir adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro gradualmente durante os dias, até chegar o momento em que não fumará. Esse processo deve levar no máximo, duas semanas.

Tome essa decisão, opte por sua saúde e qualidade de vida. Você é mais forte que o vício!

 

VAGAS:

 

O IDF oferta vagas à portador de deficiência.

 

LEIA TAMBÉM:

IDF: "AQUI NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ!"