ONLINE
9




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

D

S

C

sd

S

S

AWEF

S 

D


Frente Paranaense pela Educação Paralímpica
Frente Paranaense pela Educação Paralímpica

TB participa de encontros

FONTE: PMTB

2022-04-07 às 07:21:59) O município de Telêmaco Borba participou, dias 24/03 e 04/04, de encontros para tratar a respeito da Frente Paranaense pela Educação Paralímpica.

O evento foi organizado pela Superintendência Geral do Esporte, por meio do programa Escola do Esporte e do Departamento de Paradesporto, com o propósito de lançar os cursos de capacitação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O primeiro encontro se deu no dia 24/03 com a participação dos municípios paranaenses, Telêmaco representado pelo servidor Anderson Rogério Wendt (Bello), coordenador do Núcleo de Atividades do Paradesporto (Nadepar) e chefe da Seção de Aprendizados Esportivos da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Rereação (SMCER).

No segundo encontro, ocorrido no dia 04/04, de maneira on-line com transmissão pelo Youtube, Telêmaco contou com a participação do prefeito Dr. Márcio Matos, um dos primeiros gestores a aderir e assinar o termo de adesão e participação da Frente Paranaense pela Educação Paralímpica, os secretários municipais, Fabrício Flores (Cultura e Esportes) e Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro (Educação).

Participaram deste encontro também a professora Edna Ferreira da Silva, coordenadora do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), representes das entidades: Associação Telemaco-borbense de Inclusão, Trabalho e União dos Deficientes. (Atitude) e Associação de pais, terapeutas e amigos dos autistas (APTAA), e professora Silvana Dias Moreira e Anderson Wendt (Bello) pelo Nadepar.

Dr. Marcio agradeceu a confiança no trabalho de sua equipe e se colocou à disposição para estes programas. “Contem conosco neste campo de ação, a Prefeitura de Telêmaco Borba está aberta para todas as situações que trazem benefícios para nossas crianças e jovens”.

O coordenador do programa da Educação Paralímpica do estado, Davi Farias, ressaltou a adesão do prefeito Dr. Marcio e a capacidade em dar suporte para as ações esportivas do município. “Dr. Marcio é um prefeito exemplar, pela capacidade que tem em gerir o município e trabalhar para o seu desenvolvimento”, afirmou.

 

SOBRE A FRENTE

A Frente é uma parceria entre o Estado e o Comitê Paralímpico Brasileiro que tem como objetivo unir esforços para desenvolver ações para tornar a atividade física esportiva cada vez mais acessível às pessoas com deficiência. A principal proposta do projeto é capacitar e qualificar profissionais de educação física que atuem na rede pública de ensino do Estado sobre o paradesporto, por meio de cursos técnicos sobre fundamentos básicos do esporte, classificações esportivas e modalidades do desporto paralímpico, tudo com certificação gratuita pelo CPB.

 

O QUE É O TERMO

Tem como objetivo disponibilizar para os seus servidores, terceiros, ou mesmo profissionais de instituições parceiras, os cursos ofertados, pelo programa de educação Paralímpica do CPB (Movimento Paralímpico Fundamentos Básicos do Esporte, Classificação Esportiva Paralímpica e Modalidades Paralímpicas na Escola), a partir do termo de parceria celebrado entre o CPB, Paraná esportes e Municípios com o objetivo de tornar a atividade esportiva e física verdadeiramente disponíveis para pessoas com deficiência, especialmente no ambiente escolar, através da formação do maior número possível de profissionais que possam se tornar parceiros nesta missão.