ONLINE
4




Partilhe este Site...

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

zs

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


FIM DE ANO: ACITEL discute horário do comércio

Confira o calendário proposto pela Associação

 

2017-11-23 às 16:12:44) O presidente da Acitel – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, esteve à frente hoje da reunião com os associados, onde foi pauta principal, o horário que deve reger o funcionamento do comércio no fim de ano. Marcelo Diniz aproveitou a oportunidade para fazer um apanhado das ações de 2017 da Associação, como mais de 30 atividades entre cursos e palestras, com destaque ao Empretec, e os 422 atendimentos pela Sala Sebrae, que é anexada à instituição. Detalhes da Campanha de Natal com o Caminhão de Prêmios foram esmiuçados. Importante observação é que na festa onde se fará o sorteio destes, culminando com um carro zero, o foodtruck será apenas explorado por Telêmacoborbenses.

Já, no sentido da relação de horários de abertura, bem como também os dias, do comércio no cotidiano, o presidente tranquilizou a todos de que não cabe a entidade sindicais multarem aqueles que, por vezes sem saber, possam estar descumprindo alguma determinação. Claro que estar na legalidade é o que sempre pregou e vai pregar a Acitel, mas qualquer diferenciação naquilo que estabeleçam normativas ou convenção, que possa estar sendo praticado por algum associado, antes é o Ministério do Trabalho quem o notifica. Diniz disse que essa não é, jamais, crítica ao setor sindical e que eles são importantes para fortalecerem a classe, mas sim, apenas um alerta que tranquiliza os comerciantes.

sd

A vice-presidente da Acitel, Sônia Maria Ribeiro, que é proprietária da Karisma, também falou ao Oberekando. 

Abaixo você confere como ficaram os horários da Acitel, que sofreram algumas modificações. A Associação expediu uma carta do presidente a esse respeito, que você lê na sequência.

 

“HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO LOCAL PARA O FIM DO ANO DE TELÊMACO BORBA

 

Caro Associado, sabemos que a época que antecede as festas de fim de ano é um tempo especial para o comércio, afinal, neste período as vendas, o trabalho e as despesas crescem, exigindo grande energia do empresário e de sua equipe. Sabemos da correria que este período representa e somente um assunto de extrema importância nos faria pedir a sua atenção.

O horário de funcionamento do comércio no fim do ano é um assunto que gera muitas dúvidas, tanto nos consumidores, quanto nos empresários, por isso a importância desta carta. Vale destacar que nós aqui de Telêmaco Borba somos regidos pelo Sindicato Patronal de Ponta Grossa, e este Sindicato já homologou um horário, baseado nas necessidades de Ponta Grossa, para o funcionamento do comércio no fim do ano. Sua carga horária é bem ampla, e ele nos dá a liberdade de todo e qualquer horário que não ultrapasse os seus limites sejam implantados, sem necessidade de termo aditivo.

Baseado em conversas com empresários, consumidores, com nosso setor jurídico e com as experiências já vividas, colocamos como sugestão uma tabela de funcionamento do comércio para o fim do ano de Telêmaco Borba. Pois como a homologada pelo Sindicato é muito ampla, e isso nos é uma vantagem, afinal ela não obriga as Empresas a trabalharem em todos os dias acordados, mas garante a possibilidade de Trabalho Extraordinário, acreditamos que a definição de um horário para Telêmaco, de acordo com a nossa realidade, organizaria as empresas e facilitaria a vida do consumidor. Esta tabela será amplamente divulgada, mas a decisão de segui-la é opcional, como já citado.

Grande abraço,

Marcelo Diniz  (Presidente ACITEL)”

 

s