ONLINE
12




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

a

A

S

D

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

sd


EMPRESA JÚNIOR DA ANHANGUERA TB EM DESTAQUE
EMPRESA JÚNIOR DA ANHANGUERA TB EM DESTAQUE

Diretoria e professor Camilo Campos falam da EJAFA

 SD

2018-05-13 às 22:08:45) Em plena véspera de Dia das Mães, o empenho da diretoria da recém-implantada, mas atuante, Empresa-Júnior dos Acadêmicos das Faculdades Anhanguera, Polo de Telêmaco Borba. (EJAFA)

 

DIA DAS MÃES

D S S S

A presidente, Sabryna Bueno de Camargo (Administração de Empresas), sua vice, Caroline Antunes Betim de Souza e a secretária que compõem também a diretoria contábil, Renata Elhert (Ciências Contábeis), juntaram-se ao professor Camilo Campos, que faz parte do Conselho de Administração, para uma conversa, que iniciou-se com uma mensagem de todos, às suas mães. Data magna como essa, e pessoa tão essencial à vida, não merecia “de menos” nesta ocasião.

 

NASCIMENTO DA EJAFA

A Empresa teve o pontapé inicial no início das aulas deste ano letivo, em fevereiro, onde segundo o professor, ela foi se organizando, se estruturando, com diretoria, criando o estatuto, literalmente abrindo a empresa, que tem um CNPJ próprio... é uma empresa formal, “apenas leva o nome júnior, por ser composta por acadêmicos. Ainda não são os profissionais específicos da área, mas sim estão encaminhando-se para isso”, explicou.

A secretária, ao responder se quem necessitar, já pode contar com os serviços da EJAFA, afirmou positivamente, e que serão prestadas assessoria e consultoria para as pequenas e médias empresas. Além de um valor acessível ao trabalho prestado, e não por isso menos eficiente, lembra ela que “também os acadêmicos vão poder colocar aquilo que trabalharam em sala de aula, em prática”.

Sabryna disse que a escolha dela como presidente foi ao se colocar à disposição, assim como os demais membros da equipe, para tudo e estar em todas as reuniões.

Para Caroline, que é a vice, o desenvolvimento da EJ, com a participação, e exposição de ideias deve-se à união do grupo, “porque a gente vê que não só os cursos de Administração e Contábeis podem fazer isso, mas todos os outros cursos, a exemplo de Pedagogia, Engenharia e os demais”, concluindo que isso é que traz o nível de excelência no âmbito de consultoria.

Camilo reforçou que a EJ tem por objetivo que o aluno coloque em prática aquilo que se tem em sala de aula, mas acima de tudo, o “ser visto pelo mercado de trabalho”, pois para ele atualmente a maioria dos acadêmicos saem formados mas não têm tantas portas abertas para executar aquela atividade na qual ele está graduado, capacitado, além de por vezes, pelo fato de ser recém-formado, enfrentar certa resistência das empresas para uma eventual contratação. A dedução lógica é que quando os alunos, participantes da EJAFA, concluírem seus cursos, as portas estejam abertas à eles no mercado de trabalho.

 

TODOS OS CURSOS PODEM COMPOR A EMPRESA JÚNIOR

Outro ponto citado foi a aplicabilidade e interdisciplinaridade da Empresa entre as áreas ofertadas pela Anhanguera, no caso de assessoria de projetos, por exemplo, com Engenharia. Especificamente em Pedagogia, pode, conforme Camilo, haver certa indução à que ela só se aplica ao ambiente escolar ou sala de aula, enquanto que no entanto, “o ambiente lúdico-pedagógico hoje nas organizações é muito importante” por estimular a criatividade entre os colaboradores.

 

A RECEPTIVIDADE DA DIREÇÃO À EJ

Foi falado por Renata, de todo apoio recebido da direção, através de Marcelo Ekermman e Graciane Di Mário: “Eles abriram as portas para nossa EJ, estão dando todo apoio, e sabemos que tudo que nós precisarmos, podemos contar com eles”. Isso foi reafirmado por Caroline: “A Graciane é muito receptiva. Você pode contar com ela, com o corpo diretivo. Tem a Adyna que está sempre ajudando e tirando dúvidas que a gente tem. O Dr. Marcelo abriu um espaço para que a gente possa trabalhar”. Complementou Sabryne: “Ajudaram a gente para o pontapé inicial, para a gente sair no mercado!”.

 

AGRADECIMENTOS E PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES

A vice-presidente conclamou, não só empresas que queiram a assessoria, mas também deixou um recado à comunidade interna, aos acadêmicos de todos os cursos da Anhanguera, de que todas as quintas-feiras, às 19:30 acontecem as reuniões de trabalho da EJAFA e que todos são bem-vindos.

A entrevista foi finalizada com o professor destacando pessoas, como peças chaves na implantação da EJ: Os professores Sílvio Tupiná (Ciências Contábeis), Josmar Barbosa (Administração) que são do Conselho de Administração, que também o próprio docente integra. Ele fez questão, no entanto, de frisar: “Preciso deixar claro que todos os trabalhos saem das mãos e mentes desta equipe (apontando para todas as entrevistadas e distribuindo créditos ao demais componentes da Empresa Júnior). O administrador João Maria Fermino dos Santos foi outro citado, todos destacando agradecimentos pelo empenho e estímulo dele, como delegado da Seccional TB, do Conselho de Administração do Paraná, que é. Com um apelo ao aluno empresário da Anhanguera, para que prestigie em sua empresa, a consultoria e assessoria da  EJAFA, se concluiu o bate-papo.

 

LEIA TAMBÉM:

CONHEÇA A ANHANGUERA TELÊMACO BORBA! ESTUDE CONOSCO