ONLINE
10




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

A

S

D

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

d


EM IMBAÚ, ZINDA É GUERREIRA NA SAÚDE
EM IMBAÚ, ZINDA É GUERREIRA NA SAÚDE

Ela destaca carta branca dada por Lauzinho ao secretariado e equipes

 d

2018-04-15 às 16:47:37) Na tarde de sexta-feira (14), a entrevistada do Oberekando foi Zindamir Dias Prestes (41), que é secretária municipal de Saúde de Imbaú. Ela já exerceu este cargo anteriormente e com a administração do prefeito Lauzinho, de 2007 à 2012. Nesse intervalo, após encerrada a gestão, continuou por mais um ano na Assistência Social e por sua decisão, foi para o Estado, na área administrativa da Educação. Sempre que cita a Saúde na região, Roberto Amatuzzi que até esses dias estava à frente da Regional de Saúde de Telêmaco, constantemente lembra Zinda, como assim é mais carinhosamente conhecida, com referência à sua dedicação à área.

d

PREFEITO LAUZINHO COMO REFERÊNCIA

“O prefeito Lauzinho é daqueles que dá carta branca aos secretários”, lembrando que ao escolher cada um desses, ele fala que se tal pessoa ali está, é porque é de sua confiança: “O que a gente pode fazer, fazemos, e o que não pode, recorremos a ele. Independente de horário, está pronto a ajudar, desde dirigir, pegar um paciente e levar ao hospital”.

O fato de se citar que é secretária de Saúde de Imbaú, confessou ela, abre portas, seja nos governos estadual como federal, visto a trajetória respeitada que Lauzinho construiu e a respeitabilidade que ele conquistou das autoridades, em Curitiba e Brasília.  O diálogo aberto com o prefeito é outro ponto a favor e uma das citações dela é que sempre que possível seus anseios são atendidos, e quando não, Lauir de Oliveira explica dos cuidados a se ter no cumprimento legal daquilo que se pode ou não, quando no atendimento à população, “até para ele, futuramente não vir a responder alguma coisa que as vezes eles (população) pensam que é má vontade minha não poder atender (enquanto secretária do prefeito) e não é isso”. Nesse sentido, agradeceu todo respaldo existente por parte da assessoria jurídica e da própria Regional de Saúde, na pessoa de Roberto.

Ela se mostra otimista com as liberações de recursos para a área de Saúde entre 2017 e 18, e citou certo defasamento em termos de veículos, móveis, equipamentos e de profissionais quando iniciou seu trabalho. Ao passo que isso está normalizado, outros recursos mais estão sendo liberados. “Quando você fala que é secretária de Saúde e do prefeito Lauzinho, parece até aquelas portas de shoppings, quando você chega e elas se abrem, automaticamente!”.

 

UBS´S E HOMENAGEM À ZÉ ENFERMEIRO

Imbaú conta hoje com quatro Unidades Básicas de Saúde e mais uma pronta a ser inaugurada, que é a do Bairro São Cristóvão. Esta, inclusive, irá receber o nome de um ícone da Saúde de Imbaú, o “Zé Enfermeiro”, que assim carinhosamente era chamado por toda a comunidade: UBS José Maria de Paula.

A notícia da homenagem deixou os familiares dele, em Curitiba, bem felizes. Esta inauguração iria dar-se no dia 02 de abril, mas necessitou ser adiada em decorrência da entrega do Hospital Regional de Telêmaco. Em maio então, a quinta UBS! Outra Unidade Básica é onde se localizava a antiga Clínica da Mulher, que Zinda explicou que no início de 2017 necessitou ser paralisada, devido a diversos problemas no prédio, como infiltrações e parte elétrica toda comprometida, por exemplo: Olha o baque que a população recebeu, com a Zinda entrando na Secretaria de Saúde, já fechando uma UBS”. Lembrou que teve que ser firme nessa decisão, porque além do perigo aos profissionais que lá trabalhavam, era da mesma forma perigoso aos pacientes. A medida foi tomada em conjunto com a 21º RS. Toda a demanda desta localidade, que inclui parte do Centro, Vilas Nogueira e Nicolau, hoje é atendida no Posto Central. Com a primeira licitação tendo sido deserta e uma segunda, vencida por uma empresa de Tibagi, e embargada por uma empresa do próprio Imbaú, ela não esconde apreensão de que demore este trâmite e que o custo inicial do projeto não fique defasado e que não haja depredação do local.

TRANSPORTE: Outro desenvolvimento é na área de transporte. Inclusive ela agradeceu à prefeita Lurdinha e ao secretário Tuca (de Saúde) que socorreu ao município, pois num mesmo dia um ônibus, uma van e uma ambulância, apresentarem problemas. “Em dezembro tivemos a licitação de uma ambulância, que seria entregue em abril, porém mandaram uma carta pedindo prorrogação do prazo, devido à montadora no tempo não ter liberado”, informou. Esta deve ser recebida até o dia 11 de maio”. No dia 26 agora, uma licitação de um micro-ônibus acontecerá: “Isso tudo vindo de emendas parlamentares dos deputados, e esforço do prefeito, através do até então secretário estadual de Saúde, Michele Caputo”, para mais veículos.

Desde iniciada a Administração, se estendendo até 31 de março, foi necessária locação de veículo, nesse sentido, informou, que vieram três veículos, via emendas e pelo programa do Estado, de Transporte Sanitário. Zinda elogiou a agilidade do setor de Licitação.

Ao final da entrevista ela destacou importante o auxílio que recebe do Conselho Municipal de Saúde, que sempre tem seus membros dispostos em prol dos munícipes. O uso das redes sociais em questões inerentes à sua área e o explicar às pessoas dos fatos que são nesta por vezes colocados, é outro procedimento de Zinda, seja para responder a razão de tal medida ser possível, e quando não é, “o porquê”. Recentemente ela fez postagem prestando contas à população, e mostrando resultados da secretaria. Veja:

d

Outra boa notícia é que uma nova médica, Dra. Ilze Cléia, com data prevista para o dia 02 de maio, se juntará à Saúde de Imbaú. Ela vem pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

No programa Fala Prefeito, na rádio local, aos sábados, sempre a secretária Zinda está aberta a responder a população, bem como se colocando à disposição desta, para o diálogo.