ONLINE
6




Partilhe esta PŠgina

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


ELIANE E A ASSIST NCIA SOCIAL DE FIGUEIRA
ELIANE E A ASSIST NCIA SOCIAL DE FIGUEIRA

A secretária municipal abordou os desafios e frentes de trabalho neste momento diferenciado

s

2021-06-17 às 07:46:11) Na terça-feira, a entrevistada do Oberekando foi Eliane Melo de Oliveira Neves (09/11/1972), que é secretária municipal de Assistência Social de Figueira. Os desafios de tanto trabalho neste tempo de Covid19, os cuidados para se prevenir da doença sem deixar a população sem atendimento, e um olhar voltado à proteção da família, das crianças, adolescentes e idosos, foram os tópicos.

“O trabalho de assistência social, o departamento de assistência, nunca para, igual a Saúde e a Educação. A gente só fecha pra ir dormir, porque o serviço nunca para. Mas devido a pandemia, a demanda aumentou bastante. O nosso público ficou desempregado, precisou de alimentação. Foi muito bom o Auxílio Emergencial do Governo Federal. A Prefeitura ajuda com a contrapartida que é a cesta de alimentos, e a gente ajuda também a Educação com os kits de alimentos, que são frutas e verduras, e o kit escolar”.

Um momento de esforço concentrado da equipe fora também em ajudar aquelas pessoas que tiveram dificuldade em acessar o programa governamental, até porque nem todos têm celular, e o Cadastro único, já existente, acabou favorecendo muito nesta ação, quanto ao cadastramento no Emergencial, informou Eliane.

A equipe tem duas assistentes sociais, que são Bruna e Letícia. Os psicólogos são Maurício e Isabela. Gessília se dedica ao Cadastro único. No Serviço de Convivência, Edite e Flávia. Também a estagiária Bruna e a Rosa, que é atendente no Cras, além dos valorosos servidores da retaguarda, a exemplo do serviços gerais, completam a equipe.

 

DIA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO, NA DATA DE ANTEONTEM

O dia deste bate-papo, 15 de junho, foi também a data em que se lembra da luta pelo combate à violência contra o idoso. Neste sentido, outra importante prestação de serviço do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com informação para as famílias e aos idosos, com importantes orientações, como não deixar a senha de cartões com ninguém, muito menos no mesmo pacotinho que por vezes se deixa o próprio cartão. Não fazer empréstimos sem que seja num estabelecimento bancário e assim fugir de juros abusivos.

Explicou a secretária que situações já foram repassadas ao Ministério Público, aonde aposentados, por exemplo, contraíram grande valor em empréstimos, e da mesma forma, o fórum também passando situações assim, para a Assistência fazer averiguação do que está havendo. Este é um tipo de violência ao qual ao invés do idoso de ter mais dignidade com um valor de aposentadoria que recebe, este por vezes fica refém de familiares, filhos, netos, pois não raro, é seu suado salário que traz o sustento a uma casa com muitos componentes.

 

PROTEÇÃO À FAMÍLIA, CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Outro assunto também abordado, foi quanto às crianças, e o acolhimento que têm junto à Assistência Social, e que procurem esta pasta, em caso de necessidades, ou quando perceberem uma situação de abuso. Neste caso, a secretária comentou as parcerias que se faz em rede, com a Educação, Saúde e Conselho Tutelar, e demais secretarias ou departamentos: “Temos uma boa parceria também com o Ministério Público”, e nesta rede, que se faz especialmente num grupo de whats app, mensalmente, ou de 15 em 15 dias, ou quando for necessário, se faz videoconferência para resolução de questões, explicou Eliane, com cada setor municipal, sanando aquilo que é competência dele, apenas para exemplificar, no caso da problemática apresentada por uma determinada família.

 

TRAJETÓRIA DE ELIANE

Formada pela Unopor, de Ibaiti, antes, era da área de Saúde, sendo uma técnica de enfermagem. Lembrou que foi incentivada, após fazer estágio, por uma assistente social que vinha de Curiúva, a cursar Serviço Social.

Ela atua na área já, há 12 anos.

 

O APOIO DA ADMINISTRAÇÃO

aw

“Eles vieram também para a Prefeitura, no tempo da Pandemia”, disse ela, em relação ao prefeito José Carlos Contiero e João Carlos, que é secretário de Administração: “Eles nos dão o maior apoio, e nos dão toda a liberdade para fazer o nosso serviço. Sempre estão buscando, procurando aprender.

Mesmo com todas as dificuldades e limitações que este tempo impõe, muito material está sendo produzido de forma online para as crianças, atendidas por exemplo, pelo Serviço de Convivência. Os idosos, unidos, tem seu grupo, mas que neste tempo de pandemia, também estão com atividades presenciais suspensas, visando precaver-se a saúde da equipe, mas sobretudo, de cada um deles, mas, disse Eliane, a saudade de todos, é grande, e é esperança, com fé em Deus, que logo logo tudo se normalize.

 

CLIQUE E VEJA (VIA FB) ALGUNS VÍDEOS PRODUZIDOS PELA EQUIPE CRAS E CREAS:

       3  

--

 

LEIA TAMBÉM:

FIGUEIRA MOBILIZA-SE CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL: Dia 18, nacionalmente, focado na proteção de crianças e adolescentes

--

D