ONLINE
12




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


De TB, Eric Tobera é convocado para Tóquio
De TB, Eric Tobera é convocado para Tóquio

Oficializada sua participação nas Paraolimpíadas

FONTE: PMTB

2021-07-08 às 07:51:48) O paratleta Eric Tobera, 28 anos, natural de Telêmaco Borba, será um dos representantes do Brasil na modalidade de natação nas Paraolimpíadas de Tóquio 2021, em agosto, no Japão. A convocação oficial foi realizada no dia 06 de julho e oficializou a participação.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, que é amigo de Eric parabenizou o atleta e mostrou seu orgulho por ter um telemaco-borbense representando a cidade e o país no Japão. “Esse atleta é um exemplo de esforço e dedicação. Tenho muito orgulho em ter o conhecido e ver o seu crescimento como atleta e pessoa. Ele tem o meu apoio e torcida. Tenho certeza que fará uma grande olímpiada. Mas mesmo antes de competir, pela sua linda trajetória, ele já é um vencedor!”, elogiou.

No seu perfil oficial do Facebook, Eric comemorou o feito de escrever seu nome em mais uma participação paralímpica. “Depois de 15 meses de incertezas, medos e dificuldades posso dizer que: missão dada é missão cumprida! Mesmo com a convocação inesperada (porém muito aguardada) pelo WPS para a reclassificação, e saindo de uma lesão, o índice foi conquistado nos 50m livre”, afirmou Eric.

Houve uma reclassificação funcional para a seletiva em que Tobera passou da classe S5 para a classe S4, demonstrando que possui um comprometimento um pouco maior do que na classe anterior. Com o tempo alcançando já o coloca no ranking entre os seis melhores do mundo na categoria.

A conquista foi muito comemorada pela sua equipe e pela família de modo especial. “Deus tem nos honrado muito com o Eric. Eu sempre digo a ele, meu filho você é um milagre e está vivo para ser um instrumento de Deus nesse mundo, para mostrar que Ele existe e faz maravilhas”. Diz a mãe, Daiane Gavlak, emocionada.

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação de Telêmaco Borba, Fabrício Flores, enalteceu a conquista de Eric. “É muito importante para o esporte de nossa cidade ver um atleta como ele brilhar. Nós vemos o quanto o esporte tem contribuído para a vida daqueles que o praticam. Desejamos, em nome do prefeito Dr. Marcio, todo sucesso a ele nessa competição de alto nível”.

Tobera afirma que todo o esforço e apoio têm sido recompensados. “Quero agradecer a todos que direta ou indiretamente estiveram comigo nestes últimos e turbulentos meses e que além de acreditarem no meu sonho, me apoiaram e torceram por mim. Quero apenas deixar registrado o meu orgulho de ser sangue bordô, a equipe da PUC-PR, aos clubes Santa Monica Clube de Campo e Sociedade de Ginástica de São Bento do Sul (SC) pelo acolhimento e por cederem suas dependências para meu treinamento neste momento de pandemia”.

O nadador da Capital do Papel agradeceu a toda equipe da IJO Medicina Esportiva e Fisioterapia pelo profissionalismo e apoio incondicional. “O sonho paralímpico está cada vez mais próximo”, completou Eric.

O professor Rui Menslin, técnico da Seleção Brasileira de Natação, acompanha Eric há 8 anos e neste tempo tem observado sua evolução a cada ano.

 

NATAÇÃO É A VIDA DE ERIC

Segundo a mãe, Daiane, Eric nasceu de 6 meses de gestação e com paralisia cerebral e como sequela afetou os membros inferiores. Foi indicado fisioterapia e hidro. Naquela época era muito difícil e caro. “Meu pai resolveu colocar uma piscina em casa para ele, tinha apenas dois anos e desde então não parou mais”, relatou.

--

D