ONLINE
22




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS



DAYANE: CEM DIAS DE GOVERNO EM IMBAÚ
DAYANE: CEM DIAS DE GOVERNO EM IMBAÚ

Prestação de contas é feita à população, sempre!

 s

2021-04-25 às 09:32:58) A prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, foi a entrevistada do Oberekando durante esta semana. Na pauta, os cem dias de governo, que foram completados em 10 de abril, cuja carteira de trabalho ela tem divulgado em suas redes sociais. Inclusive, diga-se de passagem, esta forma virtual de comunicação tem sido uma imprescindível ferramenta utilizada por ela para dirigir-se à sua população.

 

CADASTRO DE FAMÍLIAS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL, ZERADO!

“Um grande desafio! Como todos sabem, nós pegamos o setor público, principalmente Obras, sem funcionalidade nenhuma. Os caminhões de lixo, sem coleta. Faziam 45 dias que estava sem catar o lixo. Não tivemos transição. O ex-prefeito quando ele perdeu a eleição, ele exonerou os secretários, então, praticamente a gente pegou cru! Entramos! Ele disponibilizou que a gente entrasse dentro do espaço, conhecesse as máquinas. No entanto, nada funcionava, não tinha como tirar dúvida com nenhum secretário, e ali, a maior dificuldade nossa também, foi na Assistência Social, porque estava tudo zerado o sistema, como se Imbaú não tivesse nenhuma família para dar continuidade (do atendimento a elas). Nós estamos iniciando agora! Catando... catando, e as famílias vêm atrás, mas foi tudo zerado, como se Imbaú não tivesse cadastrada, e têm muitas famílias que dependem, realmente”.

 

COM LIXO DENTRO?

Quanto a Obras, disse ela, que foi outro problema: “Não tinha nenhum caminhão funcionando, e os dois que tinham, faziam seis meses que estavam parados, por coisas mínimas e o outro, faziam dois anos, e os dois, com lixo dentro”.

A publicação do vídeo, na oportunidade de assumir a prefeitura, disse que foi até para que, vendo a real situação, a população desse um tempo para a elaboração de um cronograma, porque as estradas rurais estão intrafegáveis, e dentro da cidade também, em Imbaú, somente 15% é pavimentado, o restante é chão batido. Está cheio de valetas, cheio de buracos. Tem vilas ai que os carros não conseguem sair da garagem. Não cai num buraco, cai na valeta: Todas essas dificuldades eu quis compartilhar, para que as cobranças sejam a partir de um certo ponto, de um certo momento!”.

Muitas pessoas têm pedido obras em seus locais, mas entre diversas, são necessidades que em gestões passadas, não eram cobradas das respectivas Administrações, mas quase que – senão por – prática politiqueira, são alvos de vorazes solicitações! No entanto, ela lembrou que um dos moradores, feliz pela resolução em pavimentação em uma das ruas, fez questão de em programa de rádio, falar, que desde a emancipação da cidade, sua rua nunca tinha sido arrumada pela prefeitura. Neste sentido, a pavimentação na área urbana, e num primeiro momento até emergencial, resta apenas ser feita na cidade alta e ai, será dada sequencia nas áreas rurais.

Foi conseguido o fresado do Governo do Estado, possibilitado pelo secretário de Infraestrutura e Logística, e deputado federal, Sandro Alex, e com uma das patrolas arrumada, nenhum fim de semana até agora, passou sem uma empreitada de obras. Também foi feita dispensa de licitação para reerguer parte do maquinário.

 

CICLOVIA

“Num primeiro momento eu fui procurar pelo deputado Sandro Alex, para falar de uma duplicação”, mas não comportada ainda pelo tráfego entre TB e Imbaú, mas sim, terceira faixa. E logo aconteceu uma tragédia aqui em Imbaú com uma amiga nossa, muito conhecida, e o ciclismo, ainda mais na pandemia, deu uma alavancada, porque as pessoas ficam muito em casa, e querem sair, espairecer, e ainda mais Imbaú, ... Telêmaco ainda tem, mas Imbaú nós não temos nada para se distrair. Está dentro do Plano de Governo, um parque ecológico, mas isso ao longo dos quatro anos, e o terreno a gente já negociou, e está em fase de projetos. No entanto, o pessoal anda na beira das estradas, o que eu acho muito perigoso”.

 

FORÇA DOS DEPUTADOS E DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL

Disse que foi instruída pelo deputado, para que se faça a coleta do maior número possível de assinaturas, num abaixo-assinado, e que a ele seja conduzido, porque a ciclovia, ele não acha difícil. Uma agenda com ele (Sandro), nesse viés, será na terça-feira. Dayane disse da excelente votação dele na cidade, e bem como em Telêmaco, além do papel da Klabin, na terceira faixa da PR 160, e que ela tem a parte social a cumprir, “então acredito que é um projeto que vai sequenciar, e vai ter sucesso”.

Outro deputado que é muito atuante na gestão dela, é Aliel Machado, que surpreendeu a cidade e destinou 1 milhão e duzentos mil, “e no dia 31 de dezembro e eu nem tinha assumido. Nós vamos destinar para a pavimentação, e o projeto já está na Caixa”.  

Até na semana passada (no caso, retrasada), foram recebidos pela chefe do Poder Executivo, “cerca de 20 milhões em investimentos, sendo 9 milhões, só do chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva, que nos representa na Assembleia Legislativa”. A prefeita falou da atuação dele, especialmente enquanto ela ainda não estava na política, e ele ajudou na pavimentação.

BETO PRETO: Na terça-feira, que antecipou o feriado de 21 de abril, ela recebeu a visita do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que retribuiu as já, três visitas dela, a ele em Curitiba. A intenção dele, explicou Sovinski, foi acompanhar a vacinação contra o Covid-19, e também o levou para conhecer as UBS´s, vendo ele, a necessidade de reformas e ampliações: “Nós já temos três processos na Sesa, de reforma de um posto na Charqueada, ampliação da Clínica da Mulher, ampliação do Posto da São Cristóvão, e agora, uma big ampliação, que foi esse recurso que ele deixou de meio milhão, do Elias Abraão”, que também abriga a Secretaria de Saúde, e conforme ela, se tornará um Pronto Atendimento (UPA)

 

RELAÇÃO COM A CÂMARA DE VEREADORES

Quanto ao relacionamento, ela disse que está tranquilo. “Nós fizemos cinco vereadores, e outros três estão nos acompanhando. Está muito harmonioso. Os vereadores estão participando da gestão. Nós fizemos uma reunião fazem umas duas semanas, e marcamos de conversar de 15 em 15 dias, para mim até ir passando para eles essas novas conquistas”, segundo ela, “até mesmo para eles compartilharem junto à população, pois também são cobrados, assim como eu”.

 

DAYANE, A PRIMEIRA MULHER A LIDERAR O EXECUTIVO, É INSPIRADOR?

Esta pergunta foi pelo Oberekando, feita a ela, no sentido de que muitas mulheres, especialmente jovens, adolescentes e crianças, olham com esperança e expectativas suas vidas, se espelhando na prefeita. Neste viés disse que ao entregar as cestas de Páscoa nas escolas, viu esse carinho de perto, e muitas crianças a chamando pelo nome, e querendo com ela fotografar: “Eu mesmo me espelho em várias mulheres, até porque não desde sempre, a mulher foi valorizada, especialmente em cargos públicos”.

FATO DE SER MULHER, E O CARINHO DE IMBAÚ POR ELA: Respondendo como a população tem a recebido, e pelo fato de ser mulher, disse que tem sido muito bom, e que se sente feliz por ser uma filha de Imbaú, e que nunca passou antes pela sua cabeça, ser a prefeita desta cidade, aonde para isso, teve que abrir mão até de seus compromissos empresariais. Ela é, depois da Prefeitura, a maior empregadora da cidade.   

 

VALORIZAÇÃO DA ADOLESCENTE, DA MULHER E O COMBATE À PROSTITUIÇÃO INFANTIL

Um dos temas por vezes colocado em voga na cidade, é o combate à prostituição infantil, e de adolescentes. Este problema é puxado pelo fato da cidade localizar-se em um entroncamento. Nada como criar oportunidades para se evitar uma série de problemas, e este também. A entrevistada falou do desenvolvimento, junto com a Secretaria de Administração, de uma oficina para mulheres, a partir dos 15 anos, visando a geração de renda, que vão aprender a fazer calçados, também facção, que foi um projeto que a prefeita foi conhecer em Rio Branco do Ivaí: “O que a gente vislumbra, é o emprego, e com o emprego, vem-se a dignidade!

Dayane acredita que é importante que a iniciativa privada se envolva também no município, e nela coloque ações comuns, aonde algumas emplacarão. Elogiou os componentes de seu secretariado, como “pessoas técnicas e comprometidas”.

Na ocasião, disse também do relacionamento com seu vice-prefeito, Davi, que tem sido muito atuante, e tem tido total liberdade em todas as secretarias, e que as decisões dele, têm sido acolhidas: “Nós temos governado, juntos!”. 

 

COVID19

Este tema foi abordado, e pedido a cooperação de todos, especialmente que de precavenham com cuidados básicos, como usar álcool em gel, máscara e ter o distanciamento social.

se

Falado acima, da sensibilidade da mulher, o fato se confirmou nesta entrevista, na prática, quando Sovinsk gentilmente atendeu o Oberekando na hora do almoço, e ao encerrar o bate-papo, a mãe dela, Dona Iva, esteve gentilmente com a filha, preocupada com seu bem-estar e cuidados com a alimentação. A agenda da prefeita tem estado muito sobrecarregada, desde sua posse.

 

LEIA TAMBÉM:

OS ANSEIOS DA PREFEITA DAYANE PARA IMBAÚ: Uma cidade com parque de máquinas devastado, que necessita de novo começo. As parcerias e a relação com o Legislativo, Klabin e Telêmaco Borba.

--

D