ONLINE
13




Partilhe esta PŠgina

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

qwe


COVID-19: A segunda dose da vacina
COVID-19: A segunda dose da vacina

Saúde dá dicas para não se esquecer

FONTE: PMTB

2021-05-19 às 09:31:04) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já vacinou cerca de 12.200 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Telêmaco Borba. Porém a Saúde reafirma que para a imunização ser completa é necessária que seja tomada a segunda dose.

Preste a atenção no prazo para retorno, que foi marcado a lápis na carteira de vacinação. Até o dia 18 de maio foram aplicadas 6.594 segundas doses de vacina, e é importante que quem já tomou a primeira dose, não esqueça de tomar a segunda. Para isso a SMS preparou algumas dicas. Fique atento!

 

DICAS PARA VOCÊ LEMBRAR DA SEGUNDA DOSE. ANOTE AÍ:

- Coloque um lembrete no seu celular;

- Marque a data no seu calendário;

- Deixe um bilhete na porta da geladeira, espelho ou escrivaninha.

 

ATENÇÃO

Mesmo se passar o prazo, você pode e deve ir ao local de vacinação para receber a segunda dose. Se houve atraso na segunda dose, não deixe de se vacinar. Não está indicado o reinício do esquema vacinal.

 

POR QUE NÃO POSSO DEIXAR DE TOMAR A 2ª DOSE?

A eficácia e segurança das vacinas SinoVac, AstraZeneca e Pfizer foram avaliadas com esquemas contendo duas doses, ou seja, uma dose destas vacinas não assegura a mesma eficácia e nem confere a imunização contra a doença.

 

QUAL O PRAZO INDICADO PARA TOMAR AS DUAS DOSES DAS VACINAS?

CORONAVAC: o esquema vacinal completo é composto por duas doses. Conforme os estudos clínicos e a indicação na bula, o intervalo entre a primeira e a segunda deve ser de 14 a 28 dias para aplicação da segunda dose. Após a aplicação da primeira dose, a pessoa será informada, no local, sobre a data de retorno.

ASTRAZENECA: o esquema vacinal é composto por duas doses. A segunda dose deve ser administrada 12 semanas após a primeira.

 

--

D