ONLINE
12




Partilhe esta PŠgina

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS



CCAJ abordou a Gravidez Precoce
CCAJ abordou a Gravidez Precoce

Patrícia Krete, Bruna Luana Javorski e Claudia Ramos trabalharam o tema

FONTE: PMTB

s

2021-04-27 às 07:44:24) A complexidade característica da gravidez precoce é influenciada por diferenças sociais, culturais e econômicas do adolescente que a vivencia, o CCAJ – Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude entendendo ser importante trazer a pauta esta discussão trabalhou o tema com seus adolescentes inscritos durante a semana de 12 a 16 de abril.

Produziram-se vídeos que abordaram diversas vertentes do tema, educadores buscaram fornecer dados estatísticos que sugerem a importância de falarmos sobre, Patrícia Krete, Bruna Luana Javorski e Claudia Ramos trouxeram questões sobre o acompanhamento realizado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social a Adolescente na garantia de seus direitos estabelecidos pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, na clarificação quanto a estupro de vulnerável, nas condicionalidades que são implicadas e nas responsabilidades de cada parte envolvida dentro deste assunto.

“Quando em situação de gravidez precoce independente das causas e/ou escolha desta adolescente, essa gravidez precisa ser vista como uma necessidade de saúde pública” (Patrícia Krete).

“Adolescência é uma fase única de cada indivíduo, período de autoconhecimento, conhecimento do próprio corpo, onde surgem as primeiras relações românticas e primeiras experiências sexuais. Também é nesta fase que se inicia as escolhas do adolescente, pensando no futuro do que se deseja buscar profissionalmente, e em se tratando de uma gravidez não planejada, esta vem a trazer mudanças significativas neste planejamento” (Bruna Luana Javorski).

“Quais comportamentos meus hoje me levarão para o caminho dos objetivos que tenho para o futuro? Preciso entender que sou único e exclusivamente responsável pelas minhas escolhas, constituir família cedo nos obriga a abrir mão de muitas coisas que nos levariam a um futuro sonhado mas, que precisam ser interrompidas pois a emergência é o agora diante de uma gravidez precoce, você é responsável pela sua felicidade, em um relacionamento a responsabilidade da sua felicidade não é do outro, tenham decisões conjuntas de que uma gravidez pode sim ser pensada e programada de forma saudável e a seu tempo” (Claudia Ramos).

Os vídeos foram enviados para os adolescentes via aplicativo /grupo – WhatsApp, em tempo o CCAJ agradece a Patrícia Krete – assistente social, Bruna Luana Javorski – psicóloga e Claudia Ramos – empreendedora de marketing digital pelas contribuições importantes para com os adolescentes do CCAJ.

Em atividades físico-recreativas, professores enviaram um vídeo de sugestão de atividade física aos adolescentes, que consiste em desafiá-los a colocar objetos dentro de uma caixa e ao mesmo tempo manter uma bexiga no ar trabalhando a habilidade óculo-manual e coordenação, sendo solicitado para que adolescentes façam a tentativa em casa.

--

D