ONLINE
9




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

a

A

S

D

C

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

sd


Tecnologia traz transparência à Câmara de Reserva

Na última sessão, corte dos funcionários da área rural, pela Sanepar, gera protesto

 s

2017-08-31 às 01:10:28) O site Oberekando acompanhou na noite da última terça-feira, o início da sessão ordinária da Câmara Municipal de Reserva. O que chama a atenção, além da discussão do que se pauta na ordem do dia, também é a estrutura física, mas sobretudo a tecnologia que usada em favor dos legisladores e também do público que comparece no plenário, informa eletronicamente e online o quórum, bem como traz via monitores todo andamento, cronometragem do uso das manifestações por parte dos edis, bem como as votações.

O presidente da Câmara, vereador Aleixo Lopata, informou que esse sistema, no início de sua implantação, que ocorreu há cerca de um ano, chegou a sofrer certa resistência, mas que agora se vê sua grande valia. Ele também lembrou que essa estrutura eletrônica e online é inédita e que representantes de diversos municípios da região dos Campos Gerais já vieram visitar a Casa de Leis reservense, no intuito de também aprimorar em suas cidades, tal formatação.

d

A noite contou no plenário com a visita do prefeito Neto, acompanhado de seu vice, Ricardo Hornung. Dos assuntos em pauta, o que gerou maior embate foi a intenção da Sanepar em retirar de duas localidades da área rural, os funcionários (dois no total) que servem esta empresa. Com discurso unânime, entre os questionamentos, fora alegado o valor que a Sanepar recebe pelos serviços prestados, mas que, com essa decisão, oferta em contrapartida à população cliente, o corte do número de funcionários que os atendem.

Por tempo escasso deste jornalista, foram ouvidos na entrevista abaixo, os vereadores Aleixo, Regiane de Souza Soltovski,  Moisés Doff Sotta Junior (Paginho), Jose Odilio dos Santos, Fernando Hornung, Iraer Malaquias, Luiz Henrique Hornung e Carlos Roberto Tosta antes do início da sessão, sendo que numa próxima visita à esta cidade, o espaço está aberto à Alceu Vosniak, Marcos Rodrigues de Lima, e Arlindo Lima de Oliveira, com o mesmo tempo aberto a seus pares.