ONLINE
21




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


NATO: SIMPLICIDADE E DIÁLOGO A FAVOR DE CURIÚVA
NATO: SIMPLICIDADE E DIÁLOGO A FAVOR DE CURIÚVA

Ao Oberekando, prefeito falou dos desafios, da relação com a câmara, e esferas estaduais e federais

d

2017-04-01 às 19:22:30) Quem recebeu o site Oberekando para uma entrevista em seu gabinete nesta sexta-feira, 31, foi o prefeito de Curiúva. Nata Nael Moura dos Santos já foi vereador em Figueira por três mandatos, “e muito bem recebido bem pelo povo”, lembrou ele, que é mais conhecido como Nato.

 

RELAÇÃO COM A CÂMARA E RESGATE DA CERTIDÃO NEGATIVA

cf

Do setor madeireiro desde 2001, tem hoje 120 funcionários. Disse que fez uma proposta de campanha baseada em administração e não em politicagem. Outro fato tem contribuído muito: “Estou encontrando nos nobres edis de Curiúva uma boa conduta e boa parceria “, satisfeito com a Câmara Municipal.  Também disse que está sentindo firmeza no funcionalismo e que cerca de 80% dele entendeu sua forma de governar, e está lado a lado com ele.

Disse que houve queda na arrecadação e que no momento o município está sem a certidão negativa, que corresponderia, ao cidadão, ao seu CPF. Para as obras que pretende, para incentivos dos governos Estadual e Federal, sem essas certidões, fica impossível. Uma reunião que antecedeu esta entrevista, na Câmara, tratou disso com o legislativo.

Foi sincero em informar que pegou o caixa com pouca dívida, mas os veículos e maquinários do município estavam quebrados: 33 veículos entre Saúde, Educação e Assistência Social.

 

LIMPEZA DA CIDADE, LICITAÇÕES, TRANSPORTE DE UNIVERSITÁRIOS E GUARDA-MIRIM

Uma cidade que estava desleixada, cheia de entulho e galhos de árvores foi o que encontrou. “Já estamos conseguindo normalizar. Conseguimos fazer uma licitação para a limpeza e graças a Deus ocorreu certinho. Fizemos tudo como pede a lei e nada de interferência”. No entanto, um importante fato alegrou ainda mais o gestor: “Fiquei contente foi que quem ganhou a licitação, contratou todo o pessoal da cidade. As licitações que forem ganhas por empresas de fora – jamais nos interferiremos nisso – mas eles têm o compromisso de contratar pessoas daqui”

Os estudantes montaram uma associação para que haja repasse legal para eles de ajuda municipal como subsídio ao transporte universitário. Esse fato ocorre, de forma ordenada, pela primeira vez na cidade. A guarda-mirim é outro setor que terá mudanças: “Hoje associação independente, será colocada como municipal e é pretensão que no máximo no mês de maio haverá matrículas: “Quero dizer pros pais que não fiquem nervosos porque vai estar tudo funcionando e regularizado. Antes 120 crianças, mas há o desejo de dobrar o número de atendidos. Parceiro, acrescenta: “Não estou sozinho nisso, a Câmara de vereadores está ao meu lado!”.

 

VIAGENS TÊM COMO FRUTOS AUXÍLIO DE DEPUTADOS E DOS GOVERNOS

No contato com deputados, disse que quase não tem parado em Curiúva devido a isso, e que já tem 1 milhão e 50 mil reais para a Saúde. Também, veículo, caminhão, máquinas, “tá tudo encaminhado. Tudo certinho!”.

Entre os deputados que estão dando apoio, Pedro Lupion, que nesta quinta-feira estivera com ele na Cohapar. Cem casas foram conseguidas. Hoje na Habitação há um total liberado de 17 milhões de reais.

Perguntado da relação com os prefeitos e municípios vizinhos, e especialmente o que pensa da ideia que vem se formando da transformação de Telêmaco em uma microrregional, para assim, fortalecer ainda mais a circunvizinhança, disse: “O Dr. Márcio está formando uma comissão e quero fazer parte, porque brigaremos por interesses comuns e fica mais fácil conquistar.

 

DELEGAR RESPONSABILIDADES AO SECRETARIADO E COBRAR RESPEITO DELES À POPULAÇÃO

Nato disse que delegou responsabilidades aos seus colaboradores, e dessa forma, não vai passar por cima deles.

Acima de qualquer coisa temos que ter Deus na frente e temos a fé, e as coisas se concluem. “Talvez não vou ser aquele cara popular que vocês queiram, mas vocês vão ter um companheiro aqui que vai lutar por aquilo que vocês precisam. Não com tapinha nas costas, mas sim com agilidade”.

O respeito de todos os servidores municipais com cada munícipe é ponto de honra para o novo prefeito, que entende, que por vocês, é com os mais humildades que existem descasos, mas que caso, entre sua equipe isso aconteça, será visto com rigor.

O prefeito falou que há um “zum zum zum” na cidade de que é intenção se mandar médico embora e esse tipo de coisa: “Jamais!”, afirmou. “Nós queremos que hoje os médicos façam o serviço que eles estão sendo pagos pra isso, e atendam a população com mais carinho". Lembrou que Primeiro de Maio fará a festa do trabalhador. Ele pediu ajuda da população e disse estar aberto à críticas. “Eu quero é estar fazendo aquilo que a população precisa e vocês vão ter um irmão e um companheiro ao lado de vocês”.

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO