ONLINE
8




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

A

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Flenik e Daltro falam das associações de moradores
Flenik e Daltro falam das associações de moradores

“O prefeito Márcio tem dado voz ativa aos presidentes e sempre os recebido”

ss

2017-09-27 às 14:31:49) O site Oberekando traz para uma conversa sobre as associações de moradores de Telêmaco Borba, António Carlos Flenik, mais conhecido como Toninho Flenik, que é assessor de Integração Comunitária da Prefeitura Municipal, e também Daltro Silveira, que mais que presidir a Associação de Moradores do Jardim São Félix e São Rafael, é presidente do ConseCom: Conselho Comunitário de Telêmaco Borba, que une todas as associações.

Toninho iniciou falando da liberdade que o Dr. Márcio Artur de Matos o deu, para marcar as reuniões e deliberar com os presidentes das associações, bem como agendar os encontros com o prefeito, que inclusive tem se destacado por atender aos representantes dos bairros, sem a necessidade de pré-agendamento, para isso. Daltro deu testemunho de que foi atendido às oito horas da noite, recentemente, pelo secretário de Gabinete, Luís Fernando de Matos: Uma prova clara da atenção que esses vem recebendo por parte da municipalidade. Em relação amigo Flenik, Daltro disse: “Quando o Flenik veio pra cá eu falei que agora estamos sossegados, porque tem uma pessoa que entende de bairro, entende do nosso trabalho e a gente vai tentar ajudar a ele da melhor forma possível, pra que o trabalho dele seja bom e o nosso, melhor ainda!”.

 

REGULARIZAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES: 38 EM TB

A regularização das associações tem sido uma prioridade de Toninho, pois elas, em sua maioria assim não estavam, segundo ele alegou. Apenas 19 tinham eleições em dia, enquanto que a cidade conta com 38 associações atualmente. Olhando isso, um consenso entre ConseCom e demais presidentes fez com que fosse planejada inscrições para chapas que desejem concorrer à diretoria dessas que necessitam de eleições, e elas estão abertas desde o dia 15 passado, indo até 15 de outubro. A partir desta data, serão conhecidos os respectivos dias das eleições. Em caso de chapa única, uma reunião com a diretoria será feita e a aclamação da mesma à frente da associação. Uma solicitação do prefeito, explicou Toninho, é que até janeiro do ano que vem, todas elas estejam regularizadas para que ele possa as atender e que os presidentes sejam seus legítimos representantes. Ainda assim com todo esforço, três delas no início de 2018, ficarão pendentes e irão realizar suas eleições em seguida. Daltro, ao citar o bairro onde preside, expôs a importância da associação de moradores estar em dia e documentada: “Eu tenho que estar com os meus documentos organizados, e com minha vida organizada, porque senão a gente não consegue vir aqui na prefeitura e pedir pro prefeito, sendo que a minha eleição já venceu (apenas exemplificando), pois o estatuto de minha associação diz que trinta dias antes de vencer o meu mandato eu tenho que convocar uma eleição! Isso rege para todas as associações!”. Daltrinho, como é bem conhecido, enfatizou: “Todos nós unidos teremos muito mais força, do que dispersos”.  

 

IMPORTÂNCIA DOS MORADORES NAS REUNIÕES CONVOCADAS NOS BAIRROS

Flenik exaltou os atuais presidentes e lembrou que vários deles estavam desanimados em gestões anteriores e foi dado um gás, e “nós vamos os atender, os orientá-los, ajudá-los, e graças à Deus a maioria tem vindo conversar com a gente, ou se não têm tempo, ligam do trabalho”. A baixa participação dos moradores é outro grande problema quando os presidentes convocam. Tanto Toninho como Daltro lembram que a participação dos moradores nas reuniões dá maior voz ativa aos mesmos, quando há a necessidade, seja de reivindicações, ou até mesmo reclamações por melhorias, para a localidade onde esses moram. As decisões tomadas com uma maciça presença dos maiores interessados, ganha maior força. O problema é que em geral, são aqueles que não aparecem nunca nas convocações aos moradores, quem mais fazem críticas ao bairro.

 

VEJA QUAL A PREVISÃO DE ATENDIMENTO AOS BAIRROS

Na íntegra da entrevista abaixo, você consegue de forma mais clara ver as iniciativas que foram feitas e aquelas que estão programadas, assim como foi a palavra do prefeito de que irá pavimentar com recape asfáltico todas as ruas do Jardim São Félix. Também a construção do centro comunitário que é um sonho desde a fundação desta associação, em 2005. Ações como o clube de mães e uma pracinha para as crianças o presidente vê que devem ser pedidas no momento exato. Área 2, Jardim União, São Silvestre, São Francisco, Jardim Europa, Vila Esperança, Marinha e Cem Casas também foram citados na entrevista. Assista e fique atento!